Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade
Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN
São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.
O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.
OPINIÃO
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi palco do II Encontro de Conscientização no Atendimento ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta quinta-feira (3). No evento, especialistas…
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (3), a anistia de presos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A parlamentar destacou que participará de um…
Nesta quinta-feira (3), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) entregou 40 computadores do programa Reciclotech para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). A doação foi…
Secretário de Obras do DF, Valter Casimiro recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília nesta sexta (4) Chefe de pasta do governo do Distrito Federal desde o início do primeiro…
Mulheres que sofreram violência doméstica e tiveram a saúde bucal afetada poderão contar com atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei 15.116, de 2025, cria o Programa…
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria apresentou, nesta semana (2), um plano inovador para aprimorar o fluxo de atendimentos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista…
Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) informou ter protocolado uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar…
O clima de Páscoa já chegou na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Os bebês internados foram clicados em vários ângulos diferentes e…
Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) criticou comparações entre a situação dos presos que participaram das manifestações antidemocráticas do dia 8 de janeiro de…
Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal, que acontecerá a partir das 13h15 no Teatro Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano. O…
A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.
O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.
O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.
VARIEDADES