Defesa de Bolsonaro alega parcialidade e pede afastamento de Moraes de inquérito

Sérgio Lima/Poder360 18.mai.2022

Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade

Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN

São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.

O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.

OPINIÃO

No primeiro dia útil após o atentado contra o candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump, o dólar teve uma pequena alta, após se aproximar de R$ 5,48 durante…

A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo na noite desta segunda-feira, 15, na Ceilândia. Os policiais do 8º Batalhão realizavam patrulhamento quando avistaram um indivíduo numa bicicleta saindo de…

Com a proposta de incentivar o autocuidado e a dedicação à saúde física e mental, a Secretaria de Atendimento à Comunidade do DF (Seac) realiza a quarta edição da ação…

O Plano Safra 2024/2025 vai contar com R$ 66,5 bilhões em recursos disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor foi anunciado como sendo o maior…

Policiais militares do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) do Batalhão Ambiental apreenderam duas aves da fauna silvestre na manhã desta segunda-feira (15), no Riacho Fundo I. Os policiais realizavam…

Sempre que o advogado e paratleta de goalball Jeferson Conrado dos Santos, 29, chega à Estação Asa Sul do Metrô-DF, é cumprimentado pelo nome por funcionários que controlam o acesso…

Sancionada no ano passado, a Lei da Igualdade Salarial, que visa garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor,…

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam um homem acusado de dirigir em alta velocidade, colocando em risco motoristas e pedestres pelas ruas de Ceilândia, na noite desta segunda-feira (15). O…

O governador Ibaneis Rocha sancionou a lei que autoriza a prestação de assistência odontológica a servidores civis da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, bem como a seus…

“Não serei interrompida”. Com essas palavras, que se tornaram conhecidas no Brasil e no mundo, a vereadora Marielle Franco mostrou ao plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que não…


 

A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.

O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.

O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.

VARIEDADES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui