Provas serão Aplicadas em 3 e 10 de Novembro
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 encerram-se nesta sexta-feira, 14 de junho. Originalmente previsto para terminar em 7 de junho, o prazo foi prorrogado por uma semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadores do exame.
Além da extensão do prazo de inscrição, outras datas importantes no cronograma do Enem foram ajustadas. Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também tiveram o prazo estendido até esta sexta-feira. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado até 19 de junho.
O Rio Grande do Sul, atingido por uma enchente em maio que causou a morte de mais de 150 pessoas, enfrenta desafios que podem dificultar a inscrição dos candidatos ao Enem. Apesar disso, mais de 70% dos formandos do ensino médio na rede pública no estado já se inscreveram.
No Distrito Federal e em 12 estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), quase todos os concluintes do ensino médio na rede pública já se inscreveram, segundo o MEC.
Como se Inscrever
Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Caso a senha tenha sido esquecida, ela pode ser recuperada seguindo as orientações da plataforma.
A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não garante inscrição automática para o Enem 2024. É preciso se inscrever novamente.
A taxa de inscrição, que permanece no valor de R$ 85, pode ser paga via boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagamento via Pix, basta escanear o QR code presente no boleto.