MP Eleitoral pede suspenção do registro da candidatura de Pablo Marçal

MP Eleitoral pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal por suspeita de abuso de poder econômico

O Ministério Público Eleitoral solicitou a suspensão do registro de candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura da capital, alegando uso indevido de recursos financeiros durante o período de pré-campanha. Segundo o promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean, Marçal teria utilizado uma estrutura de produção de vídeos promovendo sua imagem nas redes sociais, financiada por colaboradores com recursos não declarados, o que pode configurar abuso de poder econômico.

No pedido, o promotor também solicitou a quebra dos sigilos bancário e fiscal das empresas ligadas ao candidato. Ele acusa a pré-campanha de Marçal de estimular apoiadores a replicarem propaganda eleitoral em troca de promessas de pagamento, sem que esses valores tenham sido contabilizados oficialmente. Marçal, que possui mais de 12 milhões de seguidores no Instagram, teria incentivado a disseminação de vídeos curtos em plataformas como o TikTok, oferecendo a oportunidade de “ganhar dinheiro apenas postando vídeos”, com promessas de até R$ 10 mil mensais.

O promotor anexou ao processo, que tramita na 1ª Zona Eleitoral da capital, diversas capturas de tela de mensagens recentes no TikTok associadas ao influencer, que ofereciam essas oportunidades financeiras. Ele argumenta que os recursos utilizados para essas atividades não foram devidamente declarados, configurando, assim, um abuso de poder econômico.

Além de requerer a suspensão da candidatura, o MP Eleitoral defende a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para aprofundar as investigações. Caso seja comprovado o abuso, Marçal pode ser declarado inelegível por oito anos ou ter seu diploma cassado, caso seja eleito.

Em resposta, a campanha de Pablo Marçal negou as acusações, afirmando que não houve financiamento irregular nem durante a pré-campanha, nem na campanha em si. A assessoria do candidato classificou a ação como uma tentativa do “bloco da esquerda” de barrar sua candidatura.

 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui