Acompanhando a ância do Governo Lula em aumentar a tributação, estados devem fazer o mesmo
O ano de 2024 traz consigo uma série de mudanças tributárias, tanto em âmbito federal quanto estadual, que podem impactar diretamente o bolso dos contribuintes. Além da tradicional atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em todo o país, medidas como novas regras de incidência, o término de desonerações e o aumento de alíquotas de tributos federais e estaduais estão entre as novidades.
No cenário federal, as mudanças incluem a incidência do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre offshores e fundos exclusivos, a reoneração de diesel, biodiesel e gás de cozinha com PIS e Cofins, e a possibilidade de cobrança do Imposto de Importação sobre compras online abaixo de US$ 50 de varejistas estrangeiras.
Veja também:
A Record apostou no confronto Corinthians x Guarani, pela última rodada da primeira fase do Paulistão 2025, na noite do último domingo, 23 de fevereiro, e disputou a audiência com…
O espírito carnavalesco tomou conta das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O Bloquinho do Acolher estreou na sexta-feira (21) durante a ginástica…
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu dois novos processos seletivos para contratação de médicos nas especialidades de hematologia e hemoterapia, e pneumologia. Com carga…
Com reforço da importância da participação popular na segurança pública, foi realizada, nesta segunda-feira (24), a reunião do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Ceilândia. Representantes das forças de segurança…
O projeto Gamifica deu início à temporada 2025 com novidades: neste ano, o programa — que oferece cursos de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos — terá as aulas…
O Brasil encerrou a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de paraesgrima com a conquista de seis medalhas (duas de prata e quatro de bronze). A competição, que…
24/02/2025 às 18:51, atualizado em 24/02/2025 às 18:53 A suspensão será feita por segurança devido à manutenção da rede elétrica, realizada em alguns locais. Confira os horários e áreas impactadas…
A Band colocou como meta para 2025 a renovação do contrato com a Liberty Media. O canal iniciou um trabalho interno para vencer a Globo na disputa, mas ganhou um…
24/02/2025 às 18:53, atualizado em 24/02/2025 às 19:01 No total, estão disponíveis 504 vagas. Para concorrer a um cargo, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital…
As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 504 oportunidades profissionais abertas nesta terça-feira (25), das quais 34 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). Destas, 30 são para…
Para empresas, subvenções autorizadas por estados não terão mais descontos no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) se utilizadas para custeio. Além disso, regras para Juros sobre Capital Próprio (JCP) também mudam, limitando seu uso para reduzir a base de tributação federal.
Essas medidas, propostas pelo Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação e cumprir a meta de zerar o déficit em 2024, trazem impactos também nos estados. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subirá em pelo menos nove estados, e unidades federativas que não aumentarão linearmente terão a alíquota do tributo sobre combustíveis elevada a partir de fevereiro.
Essas alterações, em consonância com a reforma tributária, podem também aumentar o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e permitir a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre veículos aéreos e aquáticos.
As mudanças já promulgadas, que entram em vigor em 2024, incluem a tributação periódica de fundos exclusivos e investimentos em offshores, além de ajustes na tributação de empresas e consumidores, impactando diretamente o dia a dia e as finanças dos brasileiros.
Veja também: