Informação foi confirmada nesta sexta-feira
O serviço penitenciário russo anunciou nesta sexta-feira (16) a morte de Alexei Navalny, uma figura proeminente da oposição russa e crítico declarado do Kremlin. Navalny ganhou notoriedade internacional quando foi envenenado em 2020 e se tornou uma pedra no sapato do presidente Vladimir Putin ao expor corrupção no governo russo e liderar protestos antigovernamentais.
Após retornar à Rússia em 2021, Navalny foi rapidamente preso por acusações que ele alegou serem politicamente motivadas. Desde então, esteve detido, causando protestos e alegações de repressão por parte de seus apoiadores.
MUNDO O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado (13), Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil Praia Clube não resistiram à… O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O… O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste sábado (13), o Flamengo derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, no Estádio… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente, neste sábado (13), na inauguração da primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul (SCS). O evento contou… onvocação dos jovens classificados será feita até 2 de março de 2026, conforme edital da Sefami-DF A Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário… Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o Flamengo entra em campo contra o Pyramids (Egito) a partir das 14h (horário de Brasília) deste… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Favorito no segundo turno, José Antonio Kast lidera pesquisas e reacende debate sobre o legado da ditadura militar em um país politicamente dividido O Chile se prepara para um segundo… Satélite registra espiral de nuvens; ventos de quase 100 km/h causaram mortes, apagões e transtornos em São Paulo e Santa Catarina Imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa…
Sua morte ocorre pouco antes das eleições presidenciais russas marcadas para 17 de março, onde Putin busca seu quinto mandato. Navalny, condenado a 19 anos de prisão em agosto passado por várias acusações, já cumpria pena em uma instalação de segurança máxima.
Após quatro meses sem contato com seus advogados, Navalny foi dado como desaparecido em dezembro, sendo posteriormente localizado em uma colônia penal a mais de mil quilômetros de distância de Moscou. As condições na colônia eram descritas como duras, com um regime especial na zona de permafrost.
A morte de Navalny levanta preocupações sobre o cenário político russo e a continuidade do governo Putin, que pode se estender até pelo menos 2030, caso ele seja reeleito nas próximas eleições.
VARIEDADES






