Informação foi confirmada nesta sexta-feira
O serviço penitenciário russo anunciou nesta sexta-feira (16) a morte de Alexei Navalny, uma figura proeminente da oposição russa e crítico declarado do Kremlin. Navalny ganhou notoriedade internacional quando foi envenenado em 2020 e se tornou uma pedra no sapato do presidente Vladimir Putin ao expor corrupção no governo russo e liderar protestos antigovernamentais.
Após retornar à Rússia em 2021, Navalny foi rapidamente preso por acusações que ele alegou serem politicamente motivadas. Desde então, esteve detido, causando protestos e alegações de repressão por parte de seus apoiadores.
MUNDO
O Programa Cartão Uniforme Escolar, uma proposta que visa garantir mais dignidade e praticidade para as famílias da rede pública de ensino do Distrito Federal, será finalmente colocado em prática….
O Brasil conquistou mais duas medalhas de bronze nesta quarta-feira (23) nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025. No dia de abertura das competições do judô, na cidade de Essen, no oeste da Alemanha,…
Brasil reforça parcerias estratégicas com Washington, enquanto chineses e russos tentam ocupar espaço no setor de defesa Apesar do agravamento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, as Forças…
As mulheres transgêneros estão proibidas de participar de competições femininas nos Estados Unidos. Na última segunda-feira (21), de forma discreta, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA – USOPC, na…
O Senado Federal vai promover, no dia 12 de agosto, o seminário “Democracia em perspectiva na América Latina e no Brasil”, com a participação do cientista político americano Steven Levitsky. O…
No retorno das atividades deliberativas em agosto, as comissões temáticas Senado vão analisar 39 indicações feitas pela Presidência da República e por outros órgãos para cargos em agências reguladoras, tribunais superiores…
Práticas religiosas em Cuba são retratadas em exposição inédita na CLDF Abertura oficial será na segunda-feira (28/7), às 18h30 Do catolicismo ao sincretismo religioso, especialmente a santería – que combina…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.172, de 2025, que cria oito varas federais na Seção Judiciária de Santa Catarina, no âmbito do Tribunal…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.173/2025, que permite ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) transformar cargos vagos de técnicos em vagas para analistas em seu…
Na manhã de terça-feira (22), a 16ª Delegacia de Polícia deflagrou a Operação Vedere, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem, de 28 anos, autor…
Sua morte ocorre pouco antes das eleições presidenciais russas marcadas para 17 de março, onde Putin busca seu quinto mandato. Navalny, condenado a 19 anos de prisão em agosto passado por várias acusações, já cumpria pena em uma instalação de segurança máxima.
Após quatro meses sem contato com seus advogados, Navalny foi dado como desaparecido em dezembro, sendo posteriormente localizado em uma colônia penal a mais de mil quilômetros de distância de Moscou. As condições na colônia eram descritas como duras, com um regime especial na zona de permafrost.
A morte de Navalny levanta preocupações sobre o cenário político russo e a continuidade do governo Putin, que pode se estender até pelo menos 2030, caso ele seja reeleito nas próximas eleições.
VARIEDADES