Trump deve anunciar decisão em discurso ao Congresso nesta terça-feira (4)
As administrações dos Estados Unidos e da Ucrânia planejam discutir, ainda nesta terça-feira (4), o aguardado acordo de minerais entre os dois países, segundas fontes próximas às negociações. A medida foi suspensa após o bate-boca entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky , na Casa Branca, na última sexta-feira (28).
O presidente Donald Trump deseja anunciar a assinatura em seu discurso ao Congresso, mas, segundo três fontes, o acordo ainda não foi formalizado e pode sofrer alterações até o último momento. Nem a Casa Branca nem a administração presidencial da Ucrânia comentaram oficialmente sobre o assunto.
O impasse e a reaproximação
A crise diplomática entre os dois países se intensificou depois que Trump e o vice-presidente JD Vance repreenderam Zelensky , cobrando mais gratidão pelo apoio americano e acusando o presidente ucraniano de “jogar com a Terceira Guerra Mundial”. Como resultado, o acordo ficou em aberto e Zelensky deixou Washington sem revisar o documento.
Desde então, as autoridades dos EUA e de Kiev retomaram as negociações. Assessores de Trump pediram desculpas publicamente a Zelensky , que a Ucrânia fez de forma indireta nesta terça-feira, ao publicar no X (antigo Twitter) que a reunião de sexta-feira foi “lamentável” e que a Ucrânia está disposta a negociar o quanto antes.
Os termos do acordo
Ainda não está claro se o acordo sofreu modificações após o impasse diplomático. A versão inicial anterior:
✅ Acesso dos EUA às receitas dos recursos naturais da Ucrânia
✅ Destinação de 50% da monetização futura desses recursos para um fundo de ajuda, administrado em parceria entre os dois países
❌ Nenhuma garantia explícita de segurança para a Ucrânia
Na segunda-feira (3), Trump sinalizou que sua administração segue aberta à assinatura, mas cobrou mais reconhecimento de Zelensky:
“Este país ficou com eles nos bons e maus momentos. Demos a eles muito mais do que a Europa, e a Europa deveria ter dado mais do que nós.”