Barragem rompe no Rio Grande do Sul e governador pede que pessas abandonem suas casas

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que a barragem 14 de Julho, localizada na Serra Gaúcha, colapsou devido às intensas chuvas que assolam o estado desde o início da semana. A informação foi confirmada também pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo o prefeito, é urgente que a população deixe suas casas o mais rápido possível. A expectativa é que o nível do rio suba de 2 a 4 metros após o colapso da barragem.

Imagem de arquivo mostra a Usina 14 de Julho no Rio Grande do Sul / Ceran

Em uma publicação nas redes sociais, o governador Leite confirmou o ocorrido. O vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, também enfatizou a gravidade da situação, instando as pessoas que residem em áreas de risco a deixarem suas residências imediatamente.

A Ceran (Companhia Energética Rio das Antas) emitiu uma nota informando que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem da usina 14 de Julho devido ao aumento contínuo da vazão do Rio das Antas e às fortes chuvas. O Plano de Ação de Emergência foi ativado em coordenação com as Defesas Civis locais, com o acionamento de sirenes para evacuação da área.

A empresa continua em contato com as autoridades e pede que as pessoas se informem por meio de seus canais oficiais de comunicação.

 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui