O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que a barragem 14 de Julho, localizada na Serra Gaúcha, colapsou devido às intensas chuvas que assolam o estado desde o início da semana. A informação foi confirmada também pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo o prefeito, é urgente que a população deixe suas casas o mais rápido possível. A expectativa é que o nível do rio suba de 2 a 4 metros após o colapso da barragem.
Em uma publicação nas redes sociais, o governador Leite confirmou o ocorrido. O vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, também enfatizou a gravidade da situação, instando as pessoas que residem em áreas de risco a deixarem suas residências imediatamente.
A Ceran (Companhia Energética Rio das Antas) emitiu uma nota informando que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem da usina 14 de Julho devido ao aumento contínuo da vazão do Rio das Antas e às fortes chuvas. O Plano de Ação de Emergência foi ativado em coordenação com as Defesas Civis locais, com o acionamento de sirenes para evacuação da área.
A empresa continua em contato com as autoridades e pede que as pessoas se informem por meio de seus canais oficiais de comunicação.