Ex-presidente e outros envolvidos são acusados de crimes como associação criminosa e inserção de dados falsos
A Polícia Federal (PF) indiciou 17 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no inquérito que investiga a suposta falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. O caso será encaminhado ao Ministério Público para decidir sobre a apresentação de denúncia à Justiça.
O ex-presidente foi acusado pela PF pelos supostos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos. Além de Bolsonaro, foram indiciados o tenente-coronel Mauro Cid, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e outras 14 pessoas. Mauro Cid também enfrenta alegações de uso indevido de documento falso.
Desde o ano anterior, Bolsonaro é alvo de uma investigação sobre a adulteração de cartões de vacina. No início de maio, agentes da PF estiveram em sua residência e apreenderam seu celular. Na ocasião, Bolsonaro negou ter sido vacinado contra a Covid-19 e afirmou não haver adulteração nos dados de seu cartão nem do cartão de sua filha, Laura.
BRASIL A noite deste sábado (21) teve um gosto de nostalgia para quem foi ao Teatro Nacional Claudio Santoro prestigiar o primeiro dia de programação aberta ao público. O espaço cultural… A Globo já começou a fechar o elenco de famosos para o BBB 2025, que estreará no dia 13 de janeiro. Na próxima edição, eles, assim como os integrantes da… Source link O Jornal Nacional revelou todos os patrocinadores confirmados para as transmissões do futebol nacional de 2025 na Globo, somando os jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Globo alcança valor bilionário… Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da… Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo… Inaugurada em setembro deste ano, a fábrica de artefatos de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai muito além da produção de materiais para estruturas públicas…. Após mais de três décadas de espera, sete ruas de São Sebastião receberam asfalto pela primeira vez neste ano. As obras foram possíveis graças à regularização das áreas e executadas… Globo, Record, SBT e Band estão interessadas em alcançar bom faturamento e audiência, cada uma no seu quadrado, em relação ao eventos esportivos confirmados em 2025. A maioria vai apostar… A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro era aguardada há muitos anos. Antes mesmo da interdição do complexo cultural em 2014, devido ao descumprimento das normas de segurança,…
A PF prendeu seis pessoas em maio, incluindo Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, sob a acusação de emitir certificados de vacinação falsos em nome de Bolsonaro, sua família e outros. A defesa de Bolsonaro manifestou surpresa em relação ao procedimento e tentou obter atualizações sobre o processo sem sucesso.
Segue a lista completa dos indiciados:
- Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Mauro Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens da Presidência da República;
- Gabriela Santiago Cid, esposa de Mauro Cid;
- Gutemberg Reis de Oliveira, deputado federal (MDB-RJ);
- Luis Marcos dos Reis, sargento do Exército;
- Farley Vinicius Alcântara, médico;
- Eduardo Crespo Alves, militar;
- Paulo Sérgio da Costa Ferreira;
- Ailton Gonçalves Barros, ex-major do Exército;
- Marcelo Fernandes Holanda;
- Camila Paulino Alves Soares, enfermeira;
- João Carlos de Sousa Brecha, então secretário de Governo;
- Marcelo Costa Câmara, assessor especial de Bolsonaro;
- Max Guilherme Machado de Moura, assessor e segurança de Bolsonaro;
- Sergio Rocha Cordeiro, assessor e segurança de Bolsonaro;
- Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva, servidora pública;
- Célia Serrano da Silva.
VARIEDADES