Brics anunciam inclusão de seis novos países no grupo

Líderes também discutiram reformas globais e uso de moedas alternativas

Por Rogério Cirino

Na mais recente edição da Cúpula dos Líderes dos Brics, foi oficializado o convite para que Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã se tornem membros plenos deste grupo de países em desenvolvimento. A reunião, que ocorreu em Joanesburgo, contemplou discussões amplas sobre reformas nas instituições de governança mundial e a utilização de moedas diversas para facilitar o comércio internacional.

A participação dos novos membros foi acordada de acordo com critérios estabelecidos pelas nações fundadoras, tendo como base o comprometimento com reformas nas estruturas globais de governança, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, e a busca por equilíbrio regional.

Veja também:

Em uma manhã repleta de emoção e esperança, a Escola do Parque da Cidade (Proem) celebrou a formatura de 21 jovens que, ao longo de sua trajetória educacional, demonstraram não…

O Plenário do Senado homenageou, nesta segunda-feira (16), o centenário de nascimento do político catarinense Antônio Carlos Konder Reis (1924-2018). A sessão especial foi conduzida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC),…

O SBT lançou sua tradicional vinheta de fim de ano, mas chamou atenção dos telespectadores pela ausência de três nomes que haviam participado das gravações. As mudanças aconteceram após uma…

Neste fim de ano, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), lança uma campanha solidária de…

As festas de fim de ano estão chegando e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) preparou mais uma tradicional apresentação do Coral dos Garis. A partir das 17h30 desta segunda-feira…

O transporte público do Distrito Federal (DF) está mais próximo da renovação total da frota com a entrega de 90 novos ônibus da Volvo para compor a frota da empresa…

Diz a lenda que se der um petelecon da nund4 ela relinxa   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Veronica Obando (@veronicaobando99)   Ver essa foto…

Publicação promove mudança da sede do governo para revitalizar região central da capital O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recorreu à inteligência artificial para divulgar uma imagem…

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento do inquérito contra Adriano Gehres, marqueteiro que atuou em campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva e da família Calheiros. A decisão…

Para encerrar a semana em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal…

 

O comunicado final do encontro sublinhou a necessidade de reformar as instituições de governança global, enfatizando a transformação do Conselho de Segurança da ONU em uma entidade mais democrática, representativa e eficaz. O texto também destacou a intenção de expandir o uso de moedas locais nas transações de comércio exterior.

Além disso, o documento refletiu críticas veladas ao Ocidente e aos Estados Unidos, condenando a aplicação de medidas coercitivas unilaterais, consideradas incompatíveis com os princípios estabelecidos na Carta da ONU e capazes de gerar efeitos adversos nos países em desenvolvimento, especialmente em um cenário de tensões geopolíticas.

A expansão dos Brics para incluir seis novos países e a defesa por reformas globais reforçam o compromisso do grupo em promover uma maior diversidade e equidade nas relações internacionais.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui