Brics anunciam inclusão de seis novos países no grupo

Líderes também discutiram reformas globais e uso de moedas alternativas

Por Rogério Cirino

Na mais recente edição da Cúpula dos Líderes dos Brics, foi oficializado o convite para que Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã se tornem membros plenos deste grupo de países em desenvolvimento. A reunião, que ocorreu em Joanesburgo, contemplou discussões amplas sobre reformas nas instituições de governança mundial e a utilização de moedas diversas para facilitar o comércio internacional.

A participação dos novos membros foi acordada de acordo com critérios estabelecidos pelas nações fundadoras, tendo como base o comprometimento com reformas nas estruturas globais de governança, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, e a busca por equilíbrio regional.

Veja também:

O Senado aprovou nesta terça-feira (1º) a medida provisória (MP 1.268/2024) que destinou R$ 938,4 milhões para sete ministérios que atuam no combate a incêndios florestais e secas no Pantanal…

Nesta terça-feira (1º), o auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi palco para uma verdadeira aula sobre um tema de extrema relevância para a saúde pública: a vacinação.O…

A implantação da plataforma eletrônica Parcerias GDF-Mrosc teve esta semana um importante marco: o primeiro curso de formação de servidores de órgãos da administração direta e indireta (secretarias, fundações e…

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) completa, nesta terça-feira (1º), 16 anos. A unidade se destaca como referência nacional para transplante de órgãos, especialmente de coração,…

O Poder em Movimento desembarca no Guará entre os dias 7 e 17 de abril, trazendo uma oportunidade única para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria…

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link

As adequações no setor pediátrico do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) estão avançadas. Três enfermarias já passaram por reforma e a quarta está em andamento. Haverá, ainda, obras nos banheiros,…

A Câmara Legislativa adicionou a Semana de Defesa dos Direitos da Juventude à sua programação anual. O projeto de resolução nº 57/2025, que cria o evento e sinaliza como data…

Especialistas ouvidos pelo Senado nesta terça-feira (1º) defenderam a aprovação de projetos de lei que endurecem a legislação de combate à sonegação de tributos e à concorrência comercial desleal. Para…

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é a mantenedora do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), instituição de ensino superior credenciada no Ministério de Educação (MEC), desde 2013, para…

 

O comunicado final do encontro sublinhou a necessidade de reformar as instituições de governança global, enfatizando a transformação do Conselho de Segurança da ONU em uma entidade mais democrática, representativa e eficaz. O texto também destacou a intenção de expandir o uso de moedas locais nas transações de comércio exterior.

Além disso, o documento refletiu críticas veladas ao Ocidente e aos Estados Unidos, condenando a aplicação de medidas coercitivas unilaterais, consideradas incompatíveis com os princípios estabelecidos na Carta da ONU e capazes de gerar efeitos adversos nos países em desenvolvimento, especialmente em um cenário de tensões geopolíticas.

A expansão dos Brics para incluir seis novos países e a defesa por reformas globais reforçam o compromisso do grupo em promover uma maior diversidade e equidade nas relações internacionais.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui