Casa Branca se pronucia sobre plano de Putin para instalar governo pró-Russia na Ucrânia

Presidente Biden se reune com o seu Conselho de Segurança Nacional para avaliar crise na fronteira ucraniana - imagem: redes sociais/Casa Branca

Plano da Rússia de instalar liderança pró-Kremlin na Ucrânia ‘profundamente preocupante’, diz Casa Branca

Fonte: Fox News*

‘O povo ucraniano tem o direito soberano de determinar seu próprio futuro, disse uma autoridade dos EUA à Fox News’.

O presidente Biden se reuniu com sua equipe de segurança nacional no sábado em meio a relatos de que a Rússia planeja instalar um líder pró-Kremlin na Ucrânia .

Um funcionário dos EUA disse à Fox News que os relatórios eram “profundamente preocupantes”.

No final de sábado, a Casa Branca postou uma foto nas mídias sociais, mostrando Biden e conselheiros em Camp David, Maryland, onde se reuniram para discutir “ações agressivas russas contínuas em relação à Ucrânia”.

O presidente “afirmou que, se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia, os Estados Unidos imporão consequências rápidas e severas à Rússia com nossos aliados e parceiros”, disse o post da Casa Branca.

No sábado anterior, o Escritório de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido divulgou que tinha informações sugerindo que o plano russo estava em andamento.

“Temos informações que indicam que o governo russo está procurando instalar um líder pró-Rússia em Kiev enquanto considera invadir e ocupar a Ucrânia”, disse um porta-voz da agência britânica.

O ex-membro do Parlamento ucraniano Yevhen Murayev estava sendo considerado um candidato em potencial, acrescentou o porta-voz.

Murayev lidera o Nashi, um pequeno partido político pró-Rússia que atualmente não tem representação no parlamento da Ucrânia, informou a Associated Press.

O governo do Reino Unido disse que sua alegação foi baseada em uma avaliação de inteligência, mas não forneceu evidências para apoiá-la, segundo a AP.

A Grã-Bretanha enviou armas antitanque para a Ucrânia como parte dos esforços para ajudar o país a se defender contra um possível ataque russo.

Um funcionário dos EUA reagiu aos relatórios sobre a Rússia e a Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin é visto em uma foto sem data.  Um porta-voz do Foreign, Commonwealth &  O Escritório de Desenvolvimento disse no sábado que a agência tinha informações indicando que o governo russo estava procurando instalar um líder pró-Rússia na Ucrânia.
O presidente russo Vladimir Putin é visto em uma foto sem data. Um porta-voz do Foreign, Commonwealth & O Escritório de Desenvolvimento disse no sábado que a agência tinha informações indicando que o governo russo estava procurando instalar um líder pró-Rússia na Ucrânia. (Associated Press)

 

“Esse tipo de trama é profundamente preocupante”, disse Emily Horne, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, à Fox News.

“O povo ucraniano tem o direito soberano de determinar seu próprio futuro, e estamos com nossos parceiros democraticamente eleitos na Ucrânia”, disse Horne.

Os EUA trabalharam nos últimos meses para unificar seus aliados europeus contra a agressão russa na Ucrânia.

Patrick Ward e Jennifer Griffin da Fox News e a Associated Press contribuíram para esta história.

*Tradução: Goolge

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui