Chilenos rejeitam 2ª proposta de nova Constituição em referendo

Atual Constituição herdada da era Pinochet continua vigente após votação, com apenas 44,24% de aprovação ao novo texto sugerido.

No domingo (17), os chilenos rejeitaram, por meio de um referendo, a segunda proposta para uma nova Constituição no Chile, optando por manter o atual documento, originado no período de governo de Augusto Pinochet (1973-1990). A alternativa de aprovar o novo texto contava com 44,24% dos votos quando 99,65% das urnas haviam sido apuradas.

A opção de rejeitar o novo texto, que incluía medidas mais rígidas sobre a migração ilegal e a possibilidade de revisão da lei do aborto, prevaleceu na maioria das 16 regiões do país, especialmente em áreas como a capital, Santiago, e nas regiões de Valparaíso, Atacama e Antofagasta, onde a diferença em relação ao apoio à proposta foi de aproximadamente 20 pontos percentuais.

Com esse desfecho, o debate constitucional fica encerrado durante o mandato de Gabriel Boric como presidente do país (2022-2026), já que o líder progressista afirmou que não buscará um terceiro processo constituinte.

Veja também:

As obras de reparo dos elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa, conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), serão iniciadas neste mês de julho. Todos…

Na próxima segunda-feira (8), o Planetário de Brasília abrirá as inscrições para a colônia de férias. Os interessados devem procurar a bilheteria do espaço com um documento da pessoa responsável…

A madrugada do domingo (7) foi de festa para o boxe brasileiro. O baiano Robson Conceição derrotou o norte-americano O’Shaquie Foster, em Newark, nos Estados Unidos, e se tornou campeão…

Após mais de dois meses de discussões, o projeto de lei complementar de cerca de 600 páginas que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo recebeu as primeiras mudanças na…

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…


 

O partido conservador União Democrática Independente (UDI), que defendia a nova proposta, foi o primeiro a reconhecer os resultados. Seu líder, Javier Macaya, afirmou que os chilenos “não desejam mudanças ou reestruturações constitucionais”.

Alberto Undurraga, presidente do partido de centro Democracia Cristã, comentou: “Vamos observar se, após dois processos malsucedidos, consolida-se no Chile a necessidade de alcançar acordos, pois o primeiro projeto [rejeitado] era de esquerda, e o segundo, de direita.”

Essa tentativa de substituir a Constituição estabelecida em 1980 durante a era Pinochet teve início em setembro de 2022, quando uma maioria expressiva rejeitou, em outro referendo, um projeto elaborado por uma convenção majoritária de esquerda que propunha uma mudança profunda no modelo do país.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui