Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade
Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN
São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.
O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.
OPINIÃO A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (17), o horário da decisão da Copinha Feminina. O confronto entre Flamengo e Grêmio será disputado a partir das 18h (horário de… Portal CLDF supera 3 milhões de visualizações em 2025 Nas redes sociais, a Casa soma 179.605 seguidores e teve 5,4 mil conteúdos publicados, com 103.348 interações ao longo do ano… O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participou, nesta quarta-feira (17), da campanha Nosso Natal 2025, ação idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal e desenvolvida sob a coordenação da Chefia-Executiva… 400 famílias serão contempladas com Aluguel Social e outros 15 moradores, residentes nas duas cidades, receberão escrituras de suas casas, por meio do programa de regularização fundiária da Agehab (Fotos:… Evento confirma unidade partidária, reforça liderança nacional de Kassab e mostra que parcela expressiva do eleitorado brasiliense quer Arruda de volta ao centro do debate político O ato de filiação… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), deflagrou uma operação, nesta quarta-feira (17), com o objetivo de reprimir o cultivo, a… No dia 17 de dezembro de 2025, policiais da 35ª Delegacia de Polícia, em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagraram a OPERAÇÃO FALSO DELEGADO. A… Na data de hoje, 17 de dezembro de 2025, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deu cumprimento a mandado… Projeto CineLeitura beneficiará estudantes de escolas municipais e estaduais em 120 municípios e distritos goianos (Fotos: Kamilla Brandão) O Goiás Social e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançaram…
A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.
O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.
O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.
VARIEDADES






