Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade
Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN
São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.
O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.
OPINIÃO A ESPN encerrou o ano com um resultado expressivo no mercado publicitário ao comercializar 23 cotas de patrocínio para as transmissões de seus torneios de tênis e futebol em 2025…. “O voo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado”. As palavras de Rubem Alves, na entrada da Escola Técnica Deputado Juarezão, em Brazlândia, ganharam mais significado para a estudante… Após uma década fechada, a Sala Martins Pena reabriu suas portas para receber uma nova geração de brasilienses. Chegou a vez de os pequenos conhecerem de perto como é o… William Bonner revelou em seu perfil do Instagram, neste sábado (21), que sofreu um acidente durante uma atividade física. Nos comentários da postagem, César Tralli reagiu ao problema enfrentado pelo… Local por onde circulam cerca de 650 mil pessoas por dia, a Rodoviária do Plano Piloto recebeu uma ação de combate à dengue neste domingo (22). A medida promovida pela… Operação do Comando do Policiamento Rodoviário (CPR) inclui patrulhamentos ostensivos, abordagens e outras ações de fiscalização e conscientização (Foto: PMGO) Com a chegada das festas de final de ano e… Depois de 19 anos convivendo com o HIV, Maria (nome fictício), de 38 anos, encontrou no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) um espaço de cuidado que transformou sua rotina…. Natal do Bem 2024 vai funcionar em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, nesses dias o público poderá se divertir na maior festa natalina gratuita do Brasil… Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –… No pico das obras do novo sistema de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), o Drenar DF contou com 35 frentes de trabalho atuando…
A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.
O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.
O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.
VARIEDADES