Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade
Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN
São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.
O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.
OPINIÃO
O Flamengo dorme na liderança do Campeonato Brasileiro após derrotar o Bahia por 1 a 0, na noite deste sábado (10) no estádio do Maracanã, em partida válida pela 8ª…
Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Flamengo goleou o Real Brasília por 4 a 0, na tarde deste sábado (10) no estádio de Moça Bonita, em Bangu,…
Governo de Goiás alerta população para a importância da vacinação contra a Influenza durante Dia D, em Goiânia (Foto: Marco Monteiro) O Ministério da Saúde, o Governo de Goiás e…
O Brasil está na decisão da Copa do Mundo de beach soccer. A classificação veio neste sábado (10) com uma vitória por 4 a 2 sobre Portugal, na Paradise Arena,…
Caiado percorre principais ruas de Goiânia durante Cavalgada que antecede 78ª Exposição Agropecuária (Foto: Hegon Corrêa e Lucas Diener) O governador Ronaldo Caiado marcou presença na tradicional cavalgada que antecede…
O brasileiro Filipe Toledo derrotou o australiano Julian Wilson por 17,60 pontos a 17,20, na madrugada deste sábado (10), para ficar com o título da etapa Gold Coast, na Austrália,…
De volta ao calendário oficial do futebol feminino após hiato de nove anos, a Copa do Brasil teve os confrontos e mandos de capo da primeira fase sorteados nesta sexta-feira…
Nesta sexta-feira (9), o deputado distrital Ricardo Vale fez uma visita às tradicionais feiras do Guará e da Ceilândia, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do comércio local e o…
Sessão especial do Senado marcou nesta sexta-feira (9) o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado em 1º de maio. Proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a solenidade reuniu o…
O projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) pretende simplificar e agilizar esses processos licenciatórios. Seus defensores afirmam que o objetivo é desburocratizar os procedimentos em todo o…
A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.
O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.
O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.
VARIEDADES