Defesa de Bolsonaro alega parcialidade e pede afastamento de Moraes de inquérito

Sérgio Lima/Poder360 18.mai.2022

Pedido protocolado junto ao STF argumenta que o ministro se declarou vítima de suposto plano golpista, comprometendo sua imparcialidade

Clarissa Oliveira e Basília Rodrigues, da CNN

São Paulo e Brasília – A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito que investiga o ex-presidente e seus aliados. A alegação principal é que Moraes, ao se declarar vítima de um suposto plano golpista, compromete sua imparcialidade para julgar os fatos relacionados à investigação.

O pedido, parte da estratégia da defesa para enfraquecer as acusações contra Bolsonaro, argumenta que Moraes figura nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão e medidas cautelares como “vítima central das supostas ações” objeto da investigação. Além do afastamento do ministro, a defesa solicita a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento.

OPINIÃO

O Flamengo dorme na liderança do Campeonato Brasileiro após derrotar o Bahia por 1 a 0, na noite deste sábado (10) no estádio do Maracanã, em partida válida pela 8ª…

Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Flamengo goleou o Real Brasília por 4 a 0, na tarde deste sábado (10) no estádio de Moça Bonita, em Bangu,…

Governo de Goiás alerta população para a importância da vacinação contra a Influenza durante Dia D, em Goiânia (Foto: Marco Monteiro) O Ministério da Saúde, o Governo de Goiás e…

O Brasil está na decisão da Copa do Mundo de beach soccer. A classificação veio neste sábado (10) com uma vitória por 4 a 2 sobre Portugal, na Paradise Arena,…

Caiado percorre principais ruas de Goiânia durante Cavalgada que antecede 78ª Exposição Agropecuária (Foto: Hegon Corrêa e Lucas Diener) O governador Ronaldo Caiado marcou presença na tradicional cavalgada que antecede…

O brasileiro Filipe Toledo derrotou o australiano Julian Wilson por 17,60 pontos a 17,20, na madrugada deste sábado (10), para ficar com o título da etapa Gold Coast, na Austrália,…

De volta ao calendário oficial do futebol feminino após hiato de nove anos, a Copa do Brasil teve os confrontos e mandos de capo da primeira fase sorteados nesta sexta-feira…

Nesta sexta-feira (9), o deputado distrital Ricardo Vale fez uma visita às tradicionais feiras do Guará e da Ceilândia, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do comércio local e o…

Sessão especial do Senado marcou nesta sexta-feira (9) o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado em 1º de maio. Proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a solenidade reuniu o…

O projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) pretende simplificar e agilizar esses processos licenciatórios. Seus defensores afirmam que o objetivo é desburocratizar os procedimentos em todo o…


 

A ideia de que Moraes poderia ter interesse na investigação já circulava nos bastidores desde o início da operação. O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender o ministro e também Gilmar Mendes, outro membro do STF.

O STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa até o momento. Vale destacar que o plenário do STF já decidiu anteriormente que não há impedimento ou suspeição do ministro Moraes em casos semelhantes.

O pedido foi protocolado na mesma data em que a defesa solicitou a devolução do passaporte de Bolsonaro, retido como parte das medidas preventivas da operação em curso.

VARIEDADES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui