Bilionário acusa ministro do STF de ter Lula “na coleira” e é alvo de investigação.
Na noite de segunda-feira (8), Elon Musk utilizou sua rede social para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acusando-o de ser um ditador e de ter o ex-presidente Lula “na coleira”. O comentário do bilionário desencadeou uma série de eventos, incluindo sua inclusão no inquérito das milícias digitais, conduzido pelo STF.
O embate entre Musk e Moraes teve início quando o empresário questionou a necessidade de censura no Brasil, em resposta a uma publicação do ministro em janeiro. A troca de mensagens se intensificou com Musk anunciando a restauração de contas banidas, mesmo diante de ameaças judiciais.
Após as declarações de Musk, Moraes incluiu o dono da rede social X como investigado no inquérito das milícias digitais, acusando-o de “dolosa instrumentalização” da plataforma. Além disso, determinou a abertura de um novo inquérito para investigar o bilionário por suposta obstrução de justiça, com multa diária estabelecida em R$ 100 mil por perfil em caso de descumprimento de ordens judiciais.