Ex-presidente Chileno Sebastián Piñera Terá Funeral de Estado; Entenda

Homenagem Póstuma: Ex-presidente Chileno Sebastián Piñera Receberá Funeral de Estado

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou a realização de um funeral de Estado em homenagem a Sebastián Piñera, ex-presidente do país sul-americano, que faleceu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6).

A cerimônia está prevista para acontecer nesta sexta-feira (9), e o presidente Boric também decretou três dias de luto nacional no Chile “para honrar a memória de quem foi eleito presidente em duas oportunidades”.

A ministra do Interior e Segurança Pública chilena, Carola Tohá Morales, destacou que Piñera receberá “todas as honras e reconhecimentos”.

Gabriel Boric ressaltou em uma declaração gravada que conversou com os ex-presidentes Eduardo Frei, Ricardo Lagos e Michele Bachelet, os quais lamentaram a morte do empresário e farão “todo o possível para comparecer ao funeral”. O ministro das Relações Exteriores, Alberto van Klaveren, ficará encarregado do comitê para organizar a celebração.

A morte de Piñera causou comoção entre líderes e ex-líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que expressaram pesar e enviaram condolências à família.

O acidente ocorreu por volta das 15h, horário local, em condições meteorológicas adversas, com chuva. Piñera possuía uma casa na região rural onde ocorreu a queda, utilizada durante as férias, e retornava de um almoço na casa do empresário José Cox.

Piñera, conhecido por sua paixão por pilotar, era considerado um “excelente piloto” por um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente. Autoridades ainda não confirmaram se ele era o piloto da aeronave. O empresário governou o Chile por dois mandatos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui