Segundo ministro acessos foram feitos por usuário cadastrado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), desmentiu a ocorrência de um ataque hacker ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo. Segundo Haddad, o incidente foi resultado de um problema de autenticação envolvendo um usuário já cadastrado no sistema.
Em declaração à imprensa, Haddad afirmou: “Não foi uma ação de um hacker que quebrou a segurança. Não foi isso, foi um problema de autenticação”. Ele enfatizou que a Polícia Federal está investigando o acesso irregular para identificar os responsáveis.
A notícia da invasão ao Siafi, sob gestão do Tesouro Nacional, foi divulgada pela “Folha de S.Paulo” e confirmada pela CNN. Suspeita-se que tenham ocorrido emissões de ordens de pagamento e desvios de recursos da União, levando a Polícia Federal a abrir um inquérito para apurar o caso.
Haddad ressaltou que ainda não há informações sobre os valores desviados, pois a investigação está em andamento e sob sigilo. Ele assegurou que o sistema está intacto, afirmando que “o sistema está preservado, foi uma questão de autenticação; é alguém que tinha acesso”.
O Tesouro Nacional, em nota divulgada no final da tarde desta segunda-feira, esclareceu que o incidente não configurou uma invasão, mas sim o uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular. O órgão afirmou estar colaborando plenamente com as investigações conduzidas pelas autoridades competentes.