Israel ataca instalações militares no Irã com mais de 50 caças

Bombardeios miraram produção de centrífugas e mísseis na região de Teerã

Israel realizou uma série de ataques aéreos durante a madrugada desta quarta-feira (18), horário local, utilizando mais de 50 caças da Força Aérea. Segundo as Forças de Defesa de Israel, os alvos foram instalações militares iranianas ligadas à produção de mísseis e centrífugas nucleares.

De acordo com o comunicado, os bombardeios foram conduzidos com base em informações precisas da Divisão de Inteligência e atingiram estruturas nas proximidades de Teerã. Entre os objetivos atingidos estavam fábricas de mísseis terra-terra e terra-ar.

As autoridades israelenses afirmaram que uma das instalações atacadas era usada na fabricação de centrífugas para enriquecimento de urânio, com o objetivo de atrasar o que chamaram de “programa de desenvolvimento de armas nucleares” do Irã.

“O regime iraniano está enriquecendo urânio com fins bélicos”, declarou o Exército israelense. O governo do Irã ainda não confirmou oficialmente os danos.

Nos bastidores, autoridades militares e de inteligência dos Estados Unidos mantêm divergências com Israel sobre a real ameaça do programa nuclear iraniano. A inteligência americana, por exemplo, sustenta que não há evidência de que o líder Ali Khamenei tenha autorizado a retomada do programa de armas nucleares desde que o suspendeu em 2003.

Os ataques elevam ainda mais as tensões no Oriente Médio, em meio a sinais de que os EUA também avaliam ações militares contra o Irã, conforme revelado por fontes próximas ao presidente Donald Trump.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui