
Presidente passa por artroplastia total do quadril direito após meses de desconforto
Por Rogério Cirino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrentando dores desde agosto do ano passado, será internado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês nesta sexta-feira (29) para realizar uma cirurgia no quadril direito.
A intervenção, uma artroplastia total de quadril, está programada para as 10h, e a expectativa é de que Lula seja conduzido à unidade de saúde entre 6h e 7h. A equipe médica do Sírio-Libanês de São Paulo, que acompanha o presidente há anos, conduzirá o procedimento.
A escolha da unidade em Brasília visa facilitar a recuperação do presidente, evitando deslocamentos extensos no pós-operatório, conforme indicado pela Secretaria de Comunicação (Secom). Após a cirurgia, prevista para ocorrer após as 17h, está planejada uma coletiva de imprensa com os profissionais de saúde fora do hospital.
Lula permanecerá internado até a terça-feira (3) e seguirá para o Palácio da Alvorada, adaptado para suas necessidades pós-operatórias. Boletins diários sobre seu estado de saúde serão divulgados pela equipe médica mesmo após sua saída do hospital.
O presidente, diagnosticado com artrose e queixando-se de dores crônicas no quadril por meses, passará por sua terceira cirurgia nesta região. As duas intervenções anteriores, em julho, foram procedimentos pouco invasivos para aliviar o desconforto.
Veja também: Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo conquistaram o título do Rio Open após superarem o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase por 2 sets a 1, parciais… O zagueiro Gustavo Marques, do Bragantino, pediu desculpas após questionar e criticar a escalação da árbitra Daiane Muniz para o jogo no qual a sua equipe foi derrotada pelo São… O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que o Brasil fechou com chave de ouro a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados nas localidades italianas de Milão e… A companhia aérea Azul informou nesta sexta-feira (20) que concluiu o processo voluntário de reestruturação financeira nos Estados Unidos. Em comunicado, a empresa disse que o processo foi um sucesso… A Rádio Nacional transmite, neste domingo (22), com um pré-jogo a partir das 17h30, o clássico entre Vasco e Fluminense, válido pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca…. Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado (21). O primeiro classificado foi o São Paulo, que, jogando no Estádio Cícero de Souza Marques, em… A Ferroviária fez valer o fator casa para alcançar a sua primeira vitória na Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Jogando na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, as… Senadora e pré-candidata à reeleição (PDT) diz que governo quer “cobrir prejuízo” com imóveis da Terracap; apela a deputados para proteger o patrimônio do DF. A senadora Leila do Vôlei… Jair Bolsonaro enterrou de vez as pretensões de Ibaneis Rocha e Celina Leão. Apoio exclusivo a Michelle Bolsonaro e Bia Kicis para o Senado pelo PL no Distrito Federal. Zero… Ex-presidente sinaliza apoio às duas em conversa com deputado Ubiratan Sanderson durante visita ao Papudinha; Flávio reforça pré-candidatura de Michelle. Na tarde deste sábado (21/02/2026), o ex-presidente Jair Bolsonaro…
Em uma declaração durante sua live semanal em julho, Lula expressou sua motivação para a cirurgia: “Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro.”
A artrose, um desgaste natural da cartilagem nas articulações, é a causa subjacente. O procedimento de artroplastia de quadril, que substitui a cabeça do fêmur por uma protética, é considerado seguro e promete alívio completo da dor, proporcionando um retorno às atividades cotidianas. O ortopedista Leandro Ejnisman, especializado em quadril, enfatizou a complexidade técnica da cirurgia, mas destacou seu baixo índice de complicações e resultados positivos no alívio da dor.
Veja também:





