Ministro atendeu a pedido feito pelo Executivo
Por Agência Brasil – Brasília*
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça suspendeu hoje (13) parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel. 

Mendonça atendeu ao pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), diz que a medida é inconstitucional por permitir a diferenciação de alíquotas do diesel entre os estados, prejudicando o consumidor com aumentos excessivos do combustível.
“Defiro a medida cautelar pleiteada, ad referendum do Plenário desta Suprema Corte, para suspender a eficácia das cláusulas quarta e quinta, bem como do Anexo II, do Convênio ICMS nº 16/2022, do Confaz”, decidiu o ministro.
Na decisão, em caráter liminar, o ministro pediu a manifestação da Câmara dos Deputados, do Senado e da Procurador-Geral da República (PGR) para decidir a questão definitivamente, no plenário da Corte.
Na decisão, Mendonça disse que a análise preliminar do caso revela que as regras definidas pelo Confaz são inconstitucionais.
“Parece-me ser patente a violação aos dispositivos constitucionais invocados, destacando-se a afronta manifesta ao princípio da uniformidade pelo estabelecimento do denominado fator de equalização, previsto na cláusula quarta do convênio”, afirmou.
*Com alterações
Veja também:
O Praia Clube e o Osasco estão a dois jogos do título do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino, no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Neste sábado (13) as… Relatos apontam possível articulação da equipe de Celina Leão para tumultuar evento de filiação de Arruda nesta segunda (15/12) A política do Distrito Federal parece ter entrado oficialmente no modo… O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira (12), a nomeação de 2.158 novos profissionais para as forças de segurança pública do DF, em cerimônia realizada no Auditório Master… CLDF comemora aniversário de Arapoanga Homenagem ocorrerá nesta sexta (12), às 19h, na sede do Acqua Cerrado, em Planaltina, A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai à sede do… Bruno de Oliveira, administrador do SIA, é o novo Cidadão Benemérito de Brasília Além de administrar a RA, Bruno desenvolve trabalhos voluntários em comunidades carentes do DF por meio do… Juízes de paz recebem homenagem e moções de louvor na Câmara Legislativa A sessão reconheceu a importância da classe que atua na promoção da cidadania e pacificação social, realizando casamentos… O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior da Câmara Legislativa do Distrito Federal será apreciado na próxima segunda-feira (15), a partir das 10h, em reunião… A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), sessão solene para celebrar os 3 anos da região administrativa de Água Quente. Iniciativa do deputado Jorge Vianna… A manhã desta sexta-feira (12) na Câmara Legislativa foi de homenagem às mulheres advogadas que atuam no Distrito Federal por ocasião do Dia da Mulher Advogada, que é comemorado em… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da da 6ª DP, prendeu um homem por tráfico de drogas, após denúncias anônima. A ação fez parte da Operação Coração…






