Previsão de mudança no clima com a chegada da primavera no Distrito Federal
Nesta segunda-feira (25), o Distrito Federal experimentou chuvas pontuais em algumas áreas. A previsão para o final de semana aponta temperaturas que devem variar entre 30ºC e 32ºC. Com a chegada da primavera na capital, espera-se um aumento na nebulosidade ao longo da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas efetivas comecem a partir de quarta-feira (27), o que poderá reduzir a temperatura máxima para 32ºC até o final de semana.
A temperatura máxima atingiu a marca de 34,8ºC na capital nesta segunda-feira (25), estabelecendo um novo recorde de calor no ano. Para terça-feira (26), a previsão é de uma temperatura máxima de 36ºC.
O meteorologista Cleber Souza explica que a partir de quarta-feira, a região central, que estava enfrentando um período de seca, verá um aumento na nebulosidade e umidade. “Há uma tendência de chuva em Brasília ao longo desta semana”, afirma. Ele acrescenta que, embora tenha havido chuvas leves em Brazlândia e Santa Luzia na última segunda-feira (25) devido ao aquecimento, a expectativa é que, a partir de quarta-feira, haja um volume de chuva mais substancial que se estenda até o final de semana.
Veja também:
A ginástica artística do Brasil conquistou cinco medalhas neste domingo (18), na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo da modalidade. Os destaque foram as dobradinhas de Júlia…
Após derrotar a Ferroviária por 3 a 1 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e disparar na liderança da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, o…
A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José…
Os últimos campeões estaduais de futebol masculino brasileiro em 2025 foram, enfim, conhecidos. Na tarde de sábado (17), o Maranhão (foto) levantou a taça do Campeonato Maranhense pela 16ª vez,…
O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima edição da Libertadores. Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Sport…
O campeão olímpico Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (17), a medalha de ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Húngria. O baiano, de 31 anos,…
O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando…
A TV Brasil transmite, neste sábado (17), rodada dupla do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1. A jornada esportiva começa às 16h45 com o confronto entre Cruzeiro e Ferroviária. Mais tarde,…
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias…
Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (16), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a criticar a influência das empresas de apostas on-line no futebol brasileiro. Ele defendeu a proibição da…
A chegada das chuvas deve trazer alívio para a onda de calor que atingiu o Distrito Federal nos últimos cinco dias, pois o aumento da nebulosidade resultará em temperaturas mais amenas. “Pelo menos é um alívio”, comenta Cleber Souza. A previsão para o final de semana é que as temperaturas se mantenham entre 30ºC e 32 ºC.
O aumento da umidade será uma consequência desse cenário, o que favorecerá a diminuição das temperaturas nos próximos dias. Nesta segunda-feira (25), a umidade se manteve em torno de 20%, com a previsão de que permaneça nessa faixa até quarta-feira, quando se espera um aumento significativo.
O Distrito Federal tem enfrentado um período de calor intenso, com altas temperaturas nas últimas semanas de setembro. O recorde de temperatura foi registrado em 36,7ºC no Gama no último domingo (24), a maior temperatura até o momento. No sábado (23), a marca foi de 35,7ºC no DF. Nesta segunda-feira, Brasília atingiu a temperatura mais alta do ano, com 34,8 ºC. A região que registrou a maior temperatura nesta última segunda-feira foi Planaltina, atingindo 36ºC.