As assinaturas devem ser feitas até o final da próxima sexta-feira (17)
Por Rogério Cirino*
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu, nesta quarta-feira (15), que os senadores interessados devem ratificar as assinaturas em apoio ao pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos criminosos de 8 de janeiro, em Brasília.
Os senadores interessados em confirmar a assinatura devem fazê-lo até o final da próxima sexta-feira (17). Novas assinaturas em apoio ao pedido de CPI também serão aceitas.
“A presidência comunica às senadoras e aos senadores que será encaminhado hoje ofício aos subscritores do requerimento, de autoria da senadora Soraya Thronicke, de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar a responsabilidade pelos atos antidemocráticos e terroristas praticados no dia 8 de janeiro de 2023, para que, caso queiram, ratifiquem suas subscrições de maneira eletrônica no prazo de 48 horas, ou seja, até o final do dia 17 de março, sexta-feira. Novas subscrições serão também aceitas no mesmo prazo”, declarou, ao final da sessão do plenário do Senado.
Segundo Pacheco as assinaturas coletadas originalmente foram feitas ainda na legislatura anterior o que impediria a instauração da CPI.
Soraya alegava não ter como fazer isso no sistema e, nos bastidores, falava-se numa busca de o governo tentar atrasar o processo, bem como de demover os senadores de continuarem apoiando a medida. Mesmo somente com senadores em exercício, ela já havia alcançado mais do que as assinaturas mínimas necessárias.
*Com informações da CNN
Veja também: