Carnes, farinha de trigo e biscoitos estão entre os produtos afetados
Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (11) que vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. A decisão foi tomada pelo Comitê-executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), do Ministério da Economia.
Em coletiva de imprensa para detalhar as medidas, o secretário-executivo da pasta, Marcelo Guaranys, disse que o objetivo da medida é conter o avanço da inflação no país.
“Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas aumentam a contestabilidade dos mercados. Então, o produto que está começando a crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto. Essa é a nossa lógica com esse instrumento”.
Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou em 1,06%. Foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o IPCA, a inflação acumulada em 12 meses está em 12,13%.
Segundo secretária da Câmara de Comércio Exterior, Ana Paula Repezza, a redução de impostos entram em vigor a partir de amanhã (12) e valem até o dia 31 de dezembro deste ano.
Os produtos alimentícios que tiveram a alíquota de importação totalmente zeradas são:
- carnes desossadas de bovino, congeladas (imposto era de 10,8%);
- pedaços de miudezas, comestíveis de galos/galinhas, congelados (imposto era de 9%);
- farinha de trigo (imposto era de 10,8%);
- outros trigos e misturas de trigo com centeio, exceto para semeadura (imposto era de 9%);
- bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante (imposto era de 16,2%);
- outros produtos de padaria, pastelaria, indústria de biscoitos, etc. (imposto era de 16,2%) e
- milho em grão, exceto para semeadura (imposto era de 7,2%).
O Ministério da Economia informou que o impacto com a renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano. Não há necessidade de compensação fiscal, por se tratar de um imposto regulatório, e não arrecadatório.
“O imposto de importação tem uma função que não é arrecadatória, a função dele é de regulação de mercado. O motivo por trás é a regulação do mercado, seja para um lado, seja para o outro”, explicou o secretário-executivo adjunto da Camex, Leonardo Diniz Lahud.
Veja também:
Outras reduções
Além de zerar a alíquota de importação de produtos alimentícios, a Camex também reduziu ou zerou o imposto sobre outros produtos importados. Dois deles são insumos usados na produção agrícola.
O ácido sulfúrico, utilizado na cadeia de fertilizantes, teve alíquota de 3,6% de imposto zerada. Já o mancozebe, um tipo de fungicida, teve o imposto de 12,6% para 4%.
Foram reduzidos ainda os impostos de dois tipos de vergalhão de aço, atendendo a um pleito do setor de construção civil, e que já estava sob análise no Ministério da Economia. Esses vergalhões, que tinham imposto de importação de 10,8%, agora vão pagar 4%.
“A característica mais importante desses pleitos e que os diferenciam dos pleitos relacionados a alimentos, é que este é um pleito que vinha sendo analisado tecnicamente no ministério há pelo menos oito meses”, justificou Ana Paula Repezza, sobre a redução na tarifa de importação dos vergalhões de aço.
Matéria alterada às 18h02 para correção de informação no nono parágrafo: o imposto de importação do mancozebe foi reduzido para 4%, e não zerado como informado inicialmente.
Na noite da última terça-feira (19), Ratinho comandou mais uma edição ao vivo do Gol Show e contou com Milton Neves e Mauro Beting como convidados. Milton Neves pode assinar…
Operação Contragolpe domina pronunciamentos em plenário nesta terça-feira (19) Manchete dos principais jornais e sites de notícias do Brasil, nesta terça-feira (19), a Operação Contragolpe, da Polícia Federal, dominou os…
Brigadistas voluntários de incêndios são homenageados em sessão solene nesta segunda (21) Nesta quinta-feira (21), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageia os brigadistas voluntários de incêndios. A…
Oficinas oferecidas pelo Feirão do Cotec contemplam atividades para geração de renda nas áreas de alimentação, beleza, bem-estar, saúde e vestuário (Fotos: Retomada-GO) O Goiás Social e a Secretaria da…
No sábado (23), será realizada a Maratona Monumental Brasília 2024. A corrida contará com percursos de 5 km e 10 km, pelas vias S1, Palácio Presidencial e N1. A largada…
A 1ª Conferência Distrital de Segurança Pública (1ª Confedisp) será realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Auditório ParlaMundi – Centro de Convenções da LBV, localizado no SGAS I 915 – Asa…
Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil do DF (PCDF), por meio da 9ª DP (Lago Norte), deflagou a Operação GhostRat para dar cumprimento à quatro mandados de busca…
A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio da 1ª Delegacia de Polícia, prendeu em flagrante um homem, de 43 anos, responsável por pelo menos três roubos a transeuntes…
A Fórmula 1 retorna para a sua última sequência de corridas antes do fim da temporada 2024. A competição de carros voltará à Band entre os dias 21 e 24…
Numa ação inesperada no streaming brasileiro, o Prime Video deixou de reproduzir filmes e série em 4K no país. O público nas redes sociias passou a sentir a diferença e…