Proposta busca implementar uma escala de 4 dias de trabalho por semana
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada de trabalho semanal, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), continua ganhando apoio na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (11), o número de assinaturas passou de 70 para 134. Para iniciar a tramitação, são necessárias 171 assinaturas, em um total de 513 deputados.
Sobre a proposta:
A PEC propõe o fim da atual escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso), introduzindo uma jornada de quatro dias de trabalho semanais. Partidos da base governista, como o PT e o PSOL, lideram o apoio com 65 e 12 deputados, respectivamente. Até o momento, Fernando Rodolfo (PL-PE) é o único deputado do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro a apoiar a medida.
Reações e debate público:
O tema ganhou repercussão nas redes sociais e está sendo monitorado pelo Palácio do Planalto. Em nota, o Ministério do Trabalho destacou que considera a redução da jornada “plenamente possível e saudável” para os trabalhadores de setores que seguem a escala 6×1. A nota também reforça a importância de um debate detalhado que leve em conta as necessidades específicas de cada setor econômico.
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, também comentou a PEC, afirmando que a redução de jornada poderá ser uma tendência no futuro, mas que “não é inevitável” no curto prazo.