PF deflagra nova fase da Operação Sem Desconto e cumpre 66 mandados em sete estados e no DF

Investigação mira fraudes bilionárias no INSS e envolve suspeitas de organização criminosa e ocultação de patrimônio

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) mais uma etapa da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao todo, 66 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

Segundo a PF, a nova fase da operação tem como objetivo aprofundar as investigações e esclarecer crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação patrimonial. Desde que o esquema foi revelado, em abril deste ano, as autoridades estimam prejuízos que podem chegar a R$ 6 bilhões aos cofres públicos.

Na fase anterior, deflagrada em setembro, foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. O primeiro seria um intermediário de sindicatos e associações envolvidas nas fraudes, repassando parte dos valores desviados a servidores e empresas ligadas a eles. A PF afirma que pessoas físicas e jurídicas associadas ao “Careca” receberam mais de R$ 53 milhões em repasses diretos das entidades.

As investigações apontam que o grupo usava dados de beneficiários do INSS para aplicar descontos associativos não autorizados, apresentando cobranças fraudulentas como taxas sindicais ou serviços de seguro e convênios.

Durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, no final de setembro, o “Careca do INSS” negou qualquer envolvimento em fraudes e disse que atuava apenas na venda de aplicativos de benefícios, como descontos em farmácias e seguros de vida.

A Polícia Federal informou que a operação continuará com novas fases nos próximos meses, à medida que avançarem as análises de dados e documentos apreendidos.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui