“Poder Judiciário é agora visto como um poder político”, afirma Barroso em evento

Barroso revelou que está em busca de ideias e propostas para desenvolver programas que possam auxiliar o Judiciário brasileiro | Foto: Evaristo Sá / AFP / CP

Ministro analisa a mudança de papel do Judiciário ao longo das décadas

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Roberto Barroso, afirmou que o Poder Judiciário assumiu um papel político na sociedade brasileira. A declaração foi feita pelo magistrado durante uma palestra no 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (5).
“Após a Constituição Federal de 1988, o Poder Judiciário no Brasil vivenciou e ainda vivencia um processo vertiginoso de ascensão institucional. Há algum tempo, deixou de ser um departamento técnico especializado e passou a ser um poder político na vida brasileira. Houve uma mudança na natureza, no papel, na visibilidade e nas expectativas em relação ao Poder Judiciário”, analisou Barroso, de acordo com informações do Jornal do Comércio.
O tema do evento, que contou com a presença do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), foi “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”.
Durante o evento, Barroso revelou que está em busca de ideias e propostas para desenvolver programas que possam auxiliar o Judiciário brasileiro.
Já Eduardo Leite afirmou que o Rio Grande do Sul mantém atualmente uma relação harmoniosa com os demais poderes.
“Para muitos, o caminho do confronto pode parecer mais difícil, mas é mais fácil do que sentar à mesa e buscar construir soluções. Não é o caminho mais fácil, mas é o único que acreditamos que possa gerar resultados”, defendeu o governador.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui