Presidente concede indulto a deputado federal Daniel Silveira

Parlamentar foi condenado pelo STF a oito anos de prisão

Por Agência Brasil – Brasília

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) decreto que dá induto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.

Ao ler o documento, o presidente cita considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Penal nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro, durante a leitura do texto.

“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Segundo o presidente, o indulto inclui as penas privativas de liberdade, multa e restritivas de direitos.

Veja também:

Entenda

O STF julgou a ação penal aberta em abril do ano passado contra Daniel Silveira, que virou réu e passou a responder a processo criminal pela acusação de incitar à invasão da Corte e sugerir agressões físicas aos ministros do Supremo. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. O deputado chegou a ser preso, mas foi solto posteriormente.

Com a decisão de ontem (20), Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, o que que poderia tornar o parlamentar inelegível temporariamente. A Corte estipulou ainda multa de cerca de R$ 200 mil como parte da condenação.

Para abordar a preservação da biodiversidade do Cerrado, escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal apostam em uma forma diferente. Desde junho, as unidades escolares recebem a exposição…

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve redução, passando de 4,02% para 4%…

Conforme publicado na edição de sexta-feira (12) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Instituto Brasília Ambiental promoverá, em 13 de agosto, uma audiência pública de apresentação e discussão…

Relacionadas Um passo importante para mudar o futuro de quem sempre sonhou com uma especialização em nível universitário, mas teve que adiar a conquista por alguns anos. Assim pode ser…

A alegria da corretora de seguros aposentada Maria Aparecida Leandro Ferreira, 62 anos, durou pouco. Ao receber a primeira aposentadoria, ela descobriu que tinha direito a cerca de R$ 3,4…

Obras de duplicação da GO-010, entre Goiânia e Senador Canedo, alcançam 70% de execução (Fotos: Goinfra) A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) chegou aos 70% de execução nas…

No fim deste mês, o Guará vai viver um fim de semana pautado pela inovação, tecnologia e diversão. O centro disso tudo será a Escola Técnica da cidade, na EQ…

Torcedores sem ingresso tentam invadir o Hard Rock Stadium, provocando tumulto e adiamento do início da partida Horas antes da aguardada final da Copa América entre Argentina e Colômbia, o…

Atriz lutava contra um câncer de mama; conhecida por seu temperamento difícil e relacionamentos complicados, ela será sempre lembrada como Brenda Walsh Shannen Doherty, icônica atriz dos anos 90 conhecida…

Em primeira entrevista após tentativa de assassinato, ex-presidente americano relata experiência e agradece apoio Horas após sobreviver a uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia, Donald Trump concedeu…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui