Parlamentar foi condenado pelo STF a oito anos de prisão
Por Agência Brasil – Brasília
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) decreto que dá induto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.
O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.
Ao ler o documento, o presidente cita considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.
“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Penal nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro, durante a leitura do texto.
“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Segundo o presidente, o indulto inclui as penas privativas de liberdade, multa e restritivas de direitos.
Veja também:
Entenda
O STF julgou a ação penal aberta em abril do ano passado contra Daniel Silveira, que virou réu e passou a responder a processo criminal pela acusação de incitar à invasão da Corte e sugerir agressões físicas aos ministros do Supremo. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. O deputado chegou a ser preso, mas foi solto posteriormente.
Com a decisão de ontem (20), Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, o que que poderia tornar o parlamentar inelegível temporariamente. A Corte estipulou ainda multa de cerca de R$ 200 mil como parte da condenação.
O Senado pode analisar nos próximos dias a medida provisória que reajustou o soldo dos militares das Forças Armadas a partir de abril último. A MP 1.293/2025 foi aprovada na Câmara…
A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 21ª DP, efetuou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, e um mandado…
Em nota conjunta à imprensa, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, defenderam diálogo para lidar com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,…
Com apenas R$ 1 mil de diferença, Triumph Speed 400 entrega quase o dobro da moto da Honda CB300F — e levanta debate sobre a estratégia das fábricas brasileiras O…
Presidente diz que Brasil usará Lei da Reciprocidade Econômica para reagir à medida de Trump O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil aplicará…
Diplomatas e ex-chanceleres cobram resposta equilibrada à crise comercial com os Estados Unidos A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% a produtos…
Ex-presidente afirma que perseguição não é pessoal, mas contra milhões de brasileiros que “lutam por liberdade” O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (10) que os Poderes “ajam com…
Exportadores temem retaliação, e mercado financeiro projeta efeitos negativos caso Brasil reaja com medidas duras Setores econômicos afetados pela tarifa de 50% imposta por Donald Trump aos produtos brasileiros pedem…
Já classificado, de forma antecipada, para a fase final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino, o Brasil derrotou a França por 3 sets a 2 (parciais de 23/25,…
A parceria da brasileira Luisa Stefani com o anfitrião Joe Salisbury ficou bem perto de conquistar o título de duplas mistas no Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra), mas acabou…