Arthur Lira tem defendido posicionamento após condenação de Silveira
Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta terça-feira (26) que cabe ao Congresso Nacional a decisão sobre cassação de mandato de parlamentares.
“O Supremo Tribunal Federal tem a competência para julgar, o presidente da República tem a competência para conceder graça ou indulto, a Câmara e o Senado têm que decidir sobre mandato parlamentar”, disse Lira, informando que este é o entendimento da assessoria jurídica da Câmara. O presidente da Câmara disse que não vai “abrir mão” dessa competência constitucional das duas Casas de cassar o mandato de deputados federais e senadores.
Arthur Lira tem defendido o posicionamento após a condenação do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão, além de multa, pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo. Silveira também foi condenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, penas que podem tornar o parlamentar inelegível temporariamente.
Veja também:
TSE desaprova contas partidárias do PSDB referente ao ano de 2016
Indulto
Após condenação pela Suprema Corte, o presidente Jair Bolsonaro concedeu indulto a Silveira ao considerar como “prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.
Em paralelo, a Câmara entrou com recurso no STF solicitando o reconhecimento da atribuição do Congresso Nacional em relação à perda de mandato de parlamentar. Mesmo com a condenação, Daniel Silveira permanece em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica e no exercício do mandato de deputado federal até o momento.
Daniel Silveira foi acusado pelo Ministério Público Federal de incitar atos antidemocráticos e de fazer ataques a instituições, incluindo o próprio STF. O deputado ainda pode recorrer da decisão.
Os deputados distritais aprovaram, na tarde desta terça-feira (6), o projeto de lei 1709/25, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a criação de 46 novos cargos comissionados na estrutura…
Aprovado projeto que concede R$ 15 mil para desalojados por situação de calamidade Foi aprovado na tarde desta terça-feira (6) pela Câmara Legislativa o projeto de lei 1652/25, de autoria…
A Câmara Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira (6), o projeto de lei 1703/25, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação de lotes pertencentes ao poder público para…
No comunicado de líderes da sessão deste terça-feira (6/5) da Câmara Legislativa, o distrital Chico Vigilante (PT) detalhou as oscilações de preços dos combustíveis em Brasília nos últimos dias: se…
Em reunião nesta quarta-feira (7), a partir das 10h30, a Comissão de Esporte (Cesp) deve apreciar o substitutivo (texto alternativo) apresentado a três projetos de lei que incluem os prêmios pagos…
Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (6), o senador Marcio Bittar (União-AC) cobrou a votação do projeto de anistia (PL 2.858/2022) aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8…
Distritais lamentam morte de dois PMs do DF em acidente de carro Sessão também dedicou-se à memória de Udislei Oscar da Silva e Kaléo Ramos Almeida, moradores do DF recém-falecidos…
Reeleito por unanimidade há pouco mais de um mês, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues corre o risco de não chegar ao fim do mandato. Na noite de segunda-feira (5),…
Em reunião nesta quarta-feira (7), às 11h, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) deve analisar o projeto de lei que prevê a criação de centros de atendimento integrado para crianças…
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove audiência nesta quinta-feira (8), às 10h, para discutir decisões recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que causaram repercussão e preocupação entre…