Presidente da Câmara: decisão sobre cassação de mandato é do Congresso

Entrevista Coletiva de Imprensa. Dep. Arthur Lira PP-AL

Arthur Lira tem defendido posicionamento após condenação de Silveira

Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta terça-feira (26) que cabe ao Congresso Nacional a decisão sobre cassação de mandato de parlamentares.

“O Supremo Tribunal Federal tem a competência para julgar, o presidente da República tem a competência para conceder graça ou indulto, a Câmara e o Senado têm que decidir sobre mandato parlamentar”, disse Lira, informando que este é o entendimento da assessoria jurídica da Câmara. O presidente da Câmara disse que não vai “abrir mão” dessa competência constitucional das duas Casas de cassar o mandato de deputados federais e senadores.

Arthur Lira tem defendido o posicionamento após a condenação do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão, além de multa, pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo. Silveira também foi condenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, penas que podem tornar o parlamentar inelegível temporariamente.

Veja também:

TSE desaprova contas partidárias do PSDB referente ao ano de 2016

Indulto

Após condenação pela Suprema Corte, o presidente Jair Bolsonaro concedeu indulto a Silveira ao considerar como “prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

Em paralelo, a Câmara entrou com recurso no STF solicitando o reconhecimento da atribuição do Congresso Nacional em relação à perda de mandato de parlamentar. Mesmo com a condenação, Daniel Silveira permanece em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica e no exercício do mandato de deputado federal até o momento.

Daniel Silveira foi acusado pelo Ministério Público Federal de incitar atos antidemocráticos e de fazer ataques a instituições, incluindo o próprio STF. O deputado ainda pode recorrer da decisão.

Uma das regiões administrativas mais novas do Distrito Federal, Água Quente tem se desenvolvido para levar infraestrutura aos mais de 30 mil moradores. Novas calçadas, vias recuperadas e iluminação de…

A partir de 1º de julho, os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É…

As obras do Complexo Viário do Jardim Botânico, na altura do km 27,2 da DF-001, estão em ritmo acelerado. Por trás dos tapumes, colocados para garantir a segurança da população…

Chegou a época das festas juninas e, junto com elas, a oportunidade de explorar o melhor da safra de alimentos frescos e nutritivos do Distrito Federal. No mais conhecido centro…

Policiais militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito prenderam um homem com mandado de prisão em aberto na noite deste sábado (22), na EPTG. A PMDF recebeu a informação de…

O Programa Compete Brasília segue gerando resultados expressivos no esporte brasiliense e, ao mesmo tempo, ocupando um lugar privilegiado na trajetória esportiva dos atletas da nossa cidade. O programa, desenvolvido…

​​​​​Característicos do estado de Minas Gerais e classificados de acordo com a região em que foram produzidos, os queijos artesanais são produtos que se utilizam de técnicas específicas em seu…

Os policiais militares do BPCães localizaram 28 porções de maconha, na tarde deste sábado (22), em Ceilândia. O BPCães respondeu ao pedido de apoio GTOP 28 do 8º BPM para…

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), participou, nessa segunda-feira (17/6), do Auto Summit 2024, realizado em São Paulo. O…

A Polícia Militar prendeu três homens por tráfico de drogas, neste sábado (22), em Ceilândia. O primeiro homem foi preso na QNN 1, conjunto G, quando a equipe de policiais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui