Primeiros julgamentos de Zanin no STF incluem “Quadrilhão do PMDB” e juiz de garantias

Brasília (DF), 03/08/2023, Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro Cristiano Zanin pode votar em ações no plenário virtual e presencial do Supremo Tribunal Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, assumiu o cargo nesta quinta-feira (3/8) e já está apto a participar dos julgamentos no plenário virtual, que terão início nesta sexta-feira (4/8). Entre os temas em que ele poderá votar estão ações relevantes, como a discussão sobre demissão sem justa causa de professores, o abrandamento da responsabilização penal de crimes contra a ordem tributária, e a denúncia do chamado “Quadrilhão do PMDB” no Senado.

No caso do “Quadrilhão do PMDB”, os ex-senadores Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), além dos senadores Jader Barbalho (PA) e Renan Calheiros (AL), todos do MDB, são investigados por supostas condutas enquadradas no tipo penal de associação criminosa, previsto na Lei 12.850/2013.

Zanin também poderá opinar sobre a ação que questiona a lei do Paraná que estabelece os subsídios dos desembargadores do Tribunal de Justiça, que devem corresponder a 90,25% da remuneração de um ministro do STF. Além disso, a remuneração do procurador-geral de Justiça do estado será estabelecida com o mesmo percentual do subsídio mensal do procurador-geral da República.

Veja também:

O Vitória anunciou, nesta quarta-feira (9), o acerto com o técnico Fabio Carille, que substitui Thiago Carpini, demitido após a derrota para o Confiança, na noite da última terça-feira (8),…

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu no pronunciamento desta quarta-feira (9), antes da aprovação pelo Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 137/2019, de sua autoria, que reconhece a…

O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), elogiou a política de valorização do salário mínimo retomada pelo governo federal. A proposta da Lei de Diretrizes…

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado discutiu na terça-feira (8), em audiência pública, os cortes orçamentários que afetam as agências reguladoras. Segundo os representantes das autarquias, a redução de…

O Senado escolheu nesta quarta-feira (9) as sete pessoas a serem agraciadas com a Comenda Santa Dulce dos Pobres. A homenagem reconhece pessoas e instituições que se destacam por relevantes…

Com a aprovação do seu relatório final, nesta quarta-feira (9), a Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador encerrou formalmente os seus trabalhos. O relatório…

O PSG (França) disputará a final da Copa do Mundo de Clubes com o Chelsea (Inglaterra). A equipe francesa garantiu a presença na decisão da competição após golear o Real…

Durante pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) questionou a coerência dos dados educacionais do Pará. Segundo ele, os números apresentam uma melhora “repentina” no Índice…

Em pronunciamento nesta quarta-feira (9), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) reiterou sua crítica do que ele chama de postura do “nós contra eles” adotada pelo governo. Ele afirmou que nenhum país…

O senador Izalci Lucas (PL-DF) defendeu nesta quarta-feira (9) que o governo federal faça investimentos estruturantes na educação pública, em lugar de programas assistencialistas. O senador questionou a eficácia do programa…


 

Além dos julgamentos no plenário virtual, o ministro Zanin participará da primeira sessão presencial em plenário em 9 de agosto. Nessa data, está prevista a análise da constitucionalidade do juiz de garantias, uma figura que atuaria nas diligências da investigação criminal, sem participar do julgamento do réu. A implementação desse modelo ficaria a critério de cada tribunal, conforme decisão do relator do caso, ministro Luiz Fux, proferida em 28 de junho. O ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a implementação do juiz de garantias em 2019, mas a medida foi suspensa em janeiro de 2020 por decisão de Fux.

O ministro Zanin expressou sua posição sobre o assunto, argumentando que a previsão de audiência pública e oral para prorrogação de medidas cautelares e produção de provas no inquérito inviabiliza a efetividade da investigação. Ele também frisou que a implementação do juiz de garantias não implicaria em aumento de gastos, desmistificando essa alegação.

Com seu ingresso no STF, Cristiano Zanin se torna parte importante nos julgamentos que impactarão o cenário jurídico e político do país. Suas decisões ajudarão a moldar o rumo de importantes processos em andamento na mais alta corte do Brasil.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui