Primeiros julgamentos de Zanin no STF incluem “Quadrilhão do PMDB” e juiz de garantias

Brasília (DF), 03/08/2023, Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro Cristiano Zanin pode votar em ações no plenário virtual e presencial do Supremo Tribunal Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, assumiu o cargo nesta quinta-feira (3/8) e já está apto a participar dos julgamentos no plenário virtual, que terão início nesta sexta-feira (4/8). Entre os temas em que ele poderá votar estão ações relevantes, como a discussão sobre demissão sem justa causa de professores, o abrandamento da responsabilização penal de crimes contra a ordem tributária, e a denúncia do chamado “Quadrilhão do PMDB” no Senado.

No caso do “Quadrilhão do PMDB”, os ex-senadores Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), além dos senadores Jader Barbalho (PA) e Renan Calheiros (AL), todos do MDB, são investigados por supostas condutas enquadradas no tipo penal de associação criminosa, previsto na Lei 12.850/2013.

Zanin também poderá opinar sobre a ação que questiona a lei do Paraná que estabelece os subsídios dos desembargadores do Tribunal de Justiça, que devem corresponder a 90,25% da remuneração de um ministro do STF. Além disso, a remuneração do procurador-geral de Justiça do estado será estabelecida com o mesmo percentual do subsídio mensal do procurador-geral da República.

Veja também:

O Palmeiras deu mais uma prova de que é um grande candidato ao título da edição 2025 da Copa Libertadores da América, pois mesmo jogando nos 3.640 metros do estádio…

Um quadro produzido por reeducandos do Sistema Penitenciário do DF foi doado, na terça-feira (22), ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de…

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a implementar a triagem neonatal para a doença de Pompe na rede pública. Por meio do teste do pezinho ampliado, é…

Equipes da Administração Regional do Plano Piloto, do GDF Presente e da Novacap comandam uma força-tarefa de limpeza, manutenção e pequenos reparos na área central do DF. A operação inclui…

Seis embaixadores – nomeados recentemente para comandar as embaixadas de seus países em Brasília – participaram do “Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional”. O projeto – do Governo do Distrito Federal…

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 738 oportunidades de emprego nesta sexta-feira (25). Os salários variam entre R$ 1.518 e R$ 3,5 mil, com oportunidades que exigem diferentes…

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 4.252 novas famílias no Programa Cartão Prato Cheio. Entre os beneficiados estão pessoas que receberão o auxílio pela primeira vez e outras que…

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) abriu licitação pública, nesta quinta-feira, 24 de abril, para contratação de obras de infraestrutura na Quadra 12 Conjuntos CL, Setor Sul Gama….

Os moradores do Itapoã Parque que utilizam o transporte público coletivo terão maior facilidade de deslocamento até a rodoviária do Paranoá, onde podem fazer integração com linhas de ônibus para…

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o…


 

Além dos julgamentos no plenário virtual, o ministro Zanin participará da primeira sessão presencial em plenário em 9 de agosto. Nessa data, está prevista a análise da constitucionalidade do juiz de garantias, uma figura que atuaria nas diligências da investigação criminal, sem participar do julgamento do réu. A implementação desse modelo ficaria a critério de cada tribunal, conforme decisão do relator do caso, ministro Luiz Fux, proferida em 28 de junho. O ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a implementação do juiz de garantias em 2019, mas a medida foi suspensa em janeiro de 2020 por decisão de Fux.

O ministro Zanin expressou sua posição sobre o assunto, argumentando que a previsão de audiência pública e oral para prorrogação de medidas cautelares e produção de provas no inquérito inviabiliza a efetividade da investigação. Ele também frisou que a implementação do juiz de garantias não implicaria em aumento de gastos, desmistificando essa alegação.

Com seu ingresso no STF, Cristiano Zanin se torna parte importante nos julgamentos que impactarão o cenário jurídico e político do país. Suas decisões ajudarão a moldar o rumo de importantes processos em andamento na mais alta corte do Brasil.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui