PSB confirma Geraldo Alckmin na chapa com Lula

Partido fez convenção nacional e oficializou a coligação com o PT

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Ouça a matéria:

O PSB aprovou hoje (29) a coligação com o PT nas eleições deste ano. Na convenção partidária, realizada em Brasília, o partido também aprovou o nome de Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente da República, na chapa com Lula (PT). Alckmin se filiou ao PSB em março deste ano, já em meio a negociações avançadas com Lula para compor a chapa. Na semana passada, o PT já havia oficializado a chapa em sua convenção partidária.

Adversário político de Lula em eleições passadas, Alckmin agora se junta ao petista em uma chapa considerada improvável há alguns anos. Em seu discurso na convenção do PSB, o ex-governador de São Paulo teceu várias críticas ao atual governo e afirmou que uma futura gestão de Lula será diferente. “O Brasil terá um novo comando, o Brasil terá um novo governo. E, ao contrário atual, o governo Lula trará responsabilidade, planejamento, previsibilidade. Trará de volta a confiança e a segurança. É a esperança que se realiza, é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar”.

Presente na convenção, Lula exaltou o seu vice-presidente na chapa. “A experiência do Alckmin e a minha experiência vão significar a mais importante revolução pacífica neste país. Primeiro porque conhecemos tudo por dentro e por fora. Segundo, porque já sabemos como funciona o emaranhado da burocracia”. Lula também defendeu a volta do crescimento do Brasil. “Esse país só vai ter jeito se voltar a crescer. Se voltar a crescer, vai gerar emprego, o PIB [Produto Interno Bruto] vai crescer e nós vamos ter que distribuir renda, porque o povo pobre precisa ter oportunidade nesse país”.

Política DF:

Quarta edição de 2025 reúne 100 casais em celebração gratuita que inclui preparação, cerimônia e apoio logístico Cem casais oficializaram a união neste domingo (7) durante a quarta edição de…

Condutores só percebem a saída quando já estão em cima dela; obra ainda não está finalizada Inaugurado em 2024, o viaduto Itapoã/Paranoá foi construído para melhorar o trânsito entre as…

Presidente colombiano solicita identificação das vítimas após dois corpos aparecerem em La Guajira O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu neste domingo (7/12) a investigação sobre dois corpos encontrados no…

Auditoria identifica falhas de monitoramento e recursos sem uso desde 2008 A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou R$ 735,7 milhões parados em contas de convênios federais classificados como irregulares. O…

Hugo Carvajal, preso nos EUA, descreve ações de narcotráfico, espionagem e manipulação eleitoral atribuídas ao governo Maduro O ex-diretor de Contrainteligência Militar da Venezuela Hugo Armando Carvajal, conhecido como “El…

Senador afirma que governador foi o primeiro a ser informado e demonstrou apoio à escolha O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas…

Ministro afirma que não tratou de processos e que conversas foram apenas sobre futebol O ministro Dias Toffoli, relator da investigação sobre fraudes financeiras envolvendo o Banco Master no Supremo…

Negociações em Miami terminaram sem avanços; impasses envolvem território e segurança O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7/12) que está “desapontado” com o presidente da Ucrânia,…

Senador afirma que só retira pré-candidatura se ex-presidente estiver “livre” em 2026 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que apenas desistirá de sua pré-candidatura à Presidência da República caso seu…

O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2, e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. O Leão vinha…

Perfis

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu o próprio Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Antes de ser eleito, tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso em ambas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.
Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui