Partido fez convenção nacional e oficializou a coligação com o PT
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Ouça a matéria:
O PSB aprovou hoje (29) a coligação com o PT nas eleições deste ano. Na convenção partidária, realizada em Brasília, o partido também aprovou o nome de Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente da República, na chapa com Lula (PT). Alckmin se filiou ao PSB em março deste ano, já em meio a negociações avançadas com Lula para compor a chapa. Na semana passada, o PT já havia oficializado a chapa em sua convenção partidária.![]()
![]()
Adversário político de Lula em eleições passadas, Alckmin agora se junta ao petista em uma chapa considerada improvável há alguns anos. Em seu discurso na convenção do PSB, o ex-governador de São Paulo teceu várias críticas ao atual governo e afirmou que uma futura gestão de Lula será diferente. “O Brasil terá um novo comando, o Brasil terá um novo governo. E, ao contrário atual, o governo Lula trará responsabilidade, planejamento, previsibilidade. Trará de volta a confiança e a segurança. É a esperança que se realiza, é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar”.
Presente na convenção, Lula exaltou o seu vice-presidente na chapa. “A experiência do Alckmin e a minha experiência vão significar a mais importante revolução pacífica neste país. Primeiro porque conhecemos tudo por dentro e por fora. Segundo, porque já sabemos como funciona o emaranhado da burocracia”. Lula também defendeu a volta do crescimento do Brasil. “Esse país só vai ter jeito se voltar a crescer. Se voltar a crescer, vai gerar emprego, o PIB [Produto Interno Bruto] vai crescer e nós vamos ter que distribuir renda, porque o povo pobre precisa ter oportunidade nesse país”.
Política DF: Quarta edição de 2025 reúne 100 casais em celebração gratuita que inclui preparação, cerimônia e apoio logístico Cem casais oficializaram a união neste domingo (7) durante a quarta edição de… Condutores só percebem a saída quando já estão em cima dela; obra ainda não está finalizada Inaugurado em 2024, o viaduto Itapoã/Paranoá foi construído para melhorar o trânsito entre as… Presidente colombiano solicita identificação das vítimas após dois corpos aparecerem em La Guajira O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu neste domingo (7/12) a investigação sobre dois corpos encontrados no… Auditoria identifica falhas de monitoramento e recursos sem uso desde 2008 A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou R$ 735,7 milhões parados em contas de convênios federais classificados como irregulares. O… Hugo Carvajal, preso nos EUA, descreve ações de narcotráfico, espionagem e manipulação eleitoral atribuídas ao governo Maduro O ex-diretor de Contrainteligência Militar da Venezuela Hugo Armando Carvajal, conhecido como “El… Senador afirma que governador foi o primeiro a ser informado e demonstrou apoio à escolha O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas… Ministro afirma que não tratou de processos e que conversas foram apenas sobre futebol O ministro Dias Toffoli, relator da investigação sobre fraudes financeiras envolvendo o Banco Master no Supremo… Negociações em Miami terminaram sem avanços; impasses envolvem território e segurança O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7/12) que está “desapontado” com o presidente da Ucrânia,… Senador afirma que só retira pré-candidatura se ex-presidente estiver “livre” em 2026 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que apenas desistirá de sua pré-candidatura à Presidência da República caso seu… O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2, e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. O Leão vinha…
Perfis
Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.
Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu o próprio Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Antes de ser eleito, tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso em ambas.
Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.
Veja também:







