Previsão indica temperaturas elevadas e baixa umidade até o fim de outubro; chuvas mais intensas só devem ocorrer em novembro
O Distrito Federal continua enfrentando um período de calor intenso e seca, com pouca previsão de alívio imediato. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as primeiras chuvas pontuais poderão ocorrer a partir da segunda semana de outubro, mas o período chuvoso regular só deve começar entre o fim de outubro e o início de novembro.
A ausência prolongada de chuvas eleva as temperaturas e diminui a umidade relativa do ar. Nesta segunda-feira (30/09), por exemplo, a temperatura mínima foi de 18°C, enquanto a máxima pode alcançar 34°C à tarde, com a umidade caindo para preocupantes 15%. Para esta semana, a previsão indica dias quentes e secos, com temperaturas chegando a 36°C e praticamente nenhuma chance de chuva.
O Inmet destaca que, quando as chuvas voltarem, elas tendem a ser intensas, acompanhadas de ventos fortes, raios e trovões, com até mesmo risco de granizo. As altas temperaturas e o aumento da umidade criam um ambiente propício para pancadas de chuva isoladas.
Este ano é o segundo mais seco da história do DF, atrás apenas de 1963, quando Brasília ficou 163 dias consecutivos sem chuvas. Até o momento, 2024 já registrou 160 dias sem precipitações significativas, destacando o impacto da prolongada estiagem na região.