Queijo e café, são dois produtos com características bem marcantes, que, quando Servidos juntos, oferecem uma explosão de sabores e aromas. Porém, para que essa combinação fique perfeita, entregando um paladar incrível, não pode faltar cuidado com os elementos que vão compor a mesa.
Equilíbrio de sabores
Não se trata de apenas misturar ingredientes. Servir queijo com café funciona bem porque as duas partes estão alinhadas. E para a degustação dar certo, conhecer os componentes é o começo de tudo.
O básico é entender que não basta gostar muito de queijo e café e achar que a mistura de qualquer grão com qualquer fatia vai dar certo. Esse descuido, inclusive, pode levar a uma experiência ruim, mesmo que os produtos utilizados sejam de boa qualidade, como os queijos artesanais e os cafés gourmet.
Se um queijo ácido for servido com um café também ácido, você não conseguirá passar da primeira mordida, pois não haverá nada que compense um paladar tão intenso. Em um caso assim, uma solução possível seria combinar um café ácido com um queijo mais adocicado, por exemplo.
Tipos de harmonização
Quando falamos de produtos potentes como queijo e café, isso é ainda mais importante. Uma dica para planejar a sua combinação é pensar que existem dois métodos de equilíbrio possíveis:
- harmonização por contraste: apreciação de produtos com características sensoriais distintas;
- harmonização por similaridade: degustação de elementos com potências parecidas.
No primeiro caso, a ideia é combinar ingredientes bem diversos, de modo que as diferenças entre eles encontrem um balanço. Assim, os pontos fortes se encontram, destacando um terceiro paladar especial.
Já no segundo, a premissa é aliar as semelhanças, mas sem que o sabor fique muito plano, com um produto neutralizando o outro. A ideia, então, é que os pontos similares se intensifiquem juntos.
Combinações possíveis para queijo e café
Pensando na variedade de produtos disponíveis no mercado e nas regras de harmonização que mostramos acima, veja três ideias de harmonizações que podem ajudar nas suas preparações:
1. Gouda envelhecido e café de torra forte
Aqui, o queijo é bem salgado, mas sua idade faz com que tenha um aspecto mais caramelizado e adocicado. Esses sabores intensos casam bem com um café mais torrado, que, no fundo, também guarde um ar de caramelo. As similaridades e o poder de sabor e aroma desses produtos são as características da combinação.
2. Ricota e caffè latte
Nesse caso, como o queijo é bem suave, um café menos torrado e mais aberto é o ideal. Porém, para adicionar mais textura, sabor e cremosidade à harmonização, a dica é que o café seja servido com leite vaporizado e uma leve espuma.
3. Gorgonzola e café suave e com leve acidez
Essa última sugestão traz uma união de um queijo bem pesado com uma bebida mais leve, que dá uma abertura para o paladar. Além disso, a acidez vem junto, como que combatendo o excesso de gordura do gorgonzola, deixando o paladar mais redondo.
Combinar queijo e café é um prazer incrível da gastronomia. E sabendo algumas dicas de combinações, você pode começar a fazer testes até encontrar as opções que mais agradam o seu paladar, tornando a experiência com os dois produtos não só saborosa, mas instigante.