Foram depositados R$ 6,3 bilhões para 5,24 milhões de contribuintes
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.
Ao todo, 5.242.668 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Desse total, são 5.134.337 de contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano.
O restante tem prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.
A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 3 de maio e não receba a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.
Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Política DF:
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), deflagrou mais uma etapa da Operação Recanto Seguro. Durante a ação, no dia…
Na tarde dessa quinta-feira, 10/04, policiais civis lotados na Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 6ª DP (Paranoá), em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Vara de…
A partir de agora, todos os domingos e feriados são com ônibus e metrô liberados para a população do Distrito Federal FONTE: METRÓPOLES Mais de 5 milhões de pessoas já…
Com mais de 46 mil seguidores, soldado tem sofrido com ações que contestam sua atuação nas redes sociais FONTE: CNN BRASIL A soldado Mayara Kelly Melo Mota, do Ceará, tem repercutido nas…
Instituto ouviu 1,5 mil pessoas em 81 municípios do estado de 1º a 3 de abril; margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos FONTE: CNN…
Ideia é apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta, a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência FONTE: CNN BRASIL O líder do PL na…
Comentário é o primeiro do líder chinês após a escalada do conflito com os Estados Unidos, após as tarifas de Trump FONTE: CNN BRASIL O presidente da China, Xi Jinping,…
Contando com uma grande atuação do meia-atacante Alan Patrick, o Internacional derrotou o Atlético Nacional (Colômbia) por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (10) no estádio Beira-Rio, em Porto…
Desde novembro de 2024, o Presidente do Marco da Criança, Evandro Dal Molin, conduz uma reestruturação de caráter técnico e institucional que vem reposicionando o programa em todo o Brasil….
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 foi sancionada nesta quinta-feira (109) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com apenas dois vetos, como havia sido antecipado pelo…
Como consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Veja também: