As forças políticas de bairros vêm se articulando nas regiões administrativas do DF
Os destaques das forças políticas da região norte têm criado instrumentos de projeção social. Surgindo do Itapoã, o empresário Eugênio Piedade idealizou o Conselho de Desenvolvimento do DF e Entorno e, de Sobradinho II, o servidor público Estevão Reis idealizou o Rota do Bem.
Os candidatos das eleições passadas que devem repetir como distritais: Rogério Ulisses, Gordinho da Farmácia e Rogério do Morro da Cruz trabalham por melhorias de São Sebastião e Jardim Botânico. No Paranoá e Itapoã têm o Salve Jorge e Serginho Damasceno. Planaltina estão no páreo Cláudio Abrantes, Jordenes, Rodrigão e Pepa. Sobradinho, Sobradinho II e Fercal possuem Raad, João Cardoso e novos nomes como Estevão Reis e Testinha, Lago Norte e Varjão: Joe Valle e Tia Nair.
Pode ser que outros nomes despontem para distrital ou federal em seus trabalhos de base ou outros que podem surgir das articulações de bastidores.
Segundo o mapa “população/eleitores” do TRE-DF do mês de novembro essas cidades juntas somam 434.461 eleitores.
Até os dias de hoje estão registrados em seus cartórios eleitorais: Fercal 5.489 eleitores, Itapoã 20.805, Jardim Botânico 3.362, Lago Norte 31.567, Paranoá 58.257, Planaltina 127.386, São Sebastião 63.785, Sobradinho 81.615, Sobradinho II 38.474, Varjão 3.721.
Helio Rosa para o BSB TIMES