Informação foi confirmada pelo Exército russo nesta manhã (24)
Por Hélio Rosa*
Segundo militares russos os ataques têm como alvo bases aéreas ucranianas e áreas militares, não zonas povoadas. Já as autoridades ucranianas afirmam que os russos lançou operação em larga escala.
Os ataques teriam ocorrido na fronteira tríplice, entre Rússia, Bielorrússia e Crimeia. Militares ucranianos afirmam ter abatido cinco aviões russos.
“A Rússia lançou ataques contra nossa infraestrutura militar e postos fronteiriços”, disse em comunicado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Ucrânia esta sobre lei marcial e o presidente Pediu aos ucranianos que evitem “pânico” e confiem na capacidade do seu Exército.
“Cidades pacíficas da Ucrânia estão sendo atacadas. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer. O mundo pode e deve parar Putin. É hora de agir agora”, escreveu Dmytro Kouleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, pelo Twitter.
Bombardeios
Pelo menos cinco cidades da Ucrânia registraram explosões, incluindo a capital, Kiev. Duas explosões foram ouvidas, de madrugada (horário local), no centro da cidade, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas.
Fontes em Mariupol, no Leste da Ucrânia, disseram à AFP que a cidade portuária foi atingida por bombardeios de artilharia.
Em Kramatorsk, quartel-general do Exército ucraniano, pelo menos quatro explosões foram ouvidas, segundo fontes.
Kharkiv, no Leste da Ucrânia, e o Porto de Odessa, no Mar Negro, Sul do país, também foram atingidos.
*Com informações da Agência Brasil