Encontro acontece na cidade de Gomel em Belarus, perto da fronteira com a Ucrânia; é a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem
As comitivas da Ucrânia e da Rússia estão neste momento em Belarus para uma negociação entre os dois países, de acordo com a assessoria do presidente ucraniano Volodimir Zelensky. O primeiro encontro já começou, segundo agência de notícias bielorrussa Belta. A conversa deve se concentrar em alcançar um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas, afirma a presidência ucraniana em comunicado.
O encontro acontece em uma das residências do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, na região de Gomel, perto da fronteira com a Ucrânia. É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da invasão que começou no dia 24 de fevereiro. “Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao recebê-los.
A presidência da Ucrânia informou neste domingo (27) que concordou em dialogar com a Rússia e que as discussões ocorrerão na fronteira do país com Belarus, perto de Chernobyl. A decisão foi tomada após mediação do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.
“A delegação ucraniana se reunirá com a [delegação] russa sem estabelecer condições prévias na fronteira ucraniana-belarussa, na região do rio Pripyat”, disse a presidência ucraniana nas redes sociais.
Kremlin
O Kremlin não quis revelar sua posição antes das negociações. “Não vou anunciar nossas posições. As negociações devem acontecer em silêncio”, explicou porta-voz Dmitri Peskov durante o encontro diário com a imprensa. “Vamos deixar que os negociadores se estabeleçam”, completou.