Informação disponível a partir da segunda-feira. Programa Renda Mínima contemplará cerca de 28 mil pessoas cadastradas na lista
Fonte: Metrópoles
Os brasileiros com renda inferior a um salário mínimo médio, o equivalente a R $ 522, não contemplam programas sociais, como o Bolsa Família e o “coronavoucher” , governo federal, ajuda federal do GDF.
A distribuição do auxílio emergencial de R $ 408 para cerca de 28 mil pessoas começa em 25 de maio. Já é possível consultar quem pode ser beneficiado e o cadastro para receber o cartão será liberado nesta segunda-feira (18/05), pela Internet ou por telefone central, a partir das 8h. Nada será feito presencialmente. O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus .
O programa do GDF é diferente do governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) . No caso de benefício local, você pode participar do DF já cadastrado na lista da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) .
Uma pasta entregue os nomes e dados dos beneficiários do Banco de Brasília (BRB) , agente financeiro do repasse. Os contemplados sabem se estão na lista ou não quando entrarem no site www.rendaemergencial.brb.com.br, a partir da segunda.
Ao digitar o CPF, abrir uma mensagem informando quem receber os R $ 408, iniciado por dois meses. A ajuda pode chegar a três parcelas, conforme previsto ou GDF.
Por telefone
Uma consulta também pode ser feita pela central telefônica do banco, no número (61) 3029-8499. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 20h, e nos finais de semana, das 8h às 14h.
O procedimento é o mesmo: ter o CPF em mãos e falar os números para o atendente, que cruzará os dados e os dados com o sistema para saber se alguém pode ser contemplado.
Em seguida, será feito um cadastro simples, tanto na internet como por telefone, para preencher o nome da mãe, o endereço e o telefone, entre outras informações pessoais. Logo após esse registro, o beneficiário será comunicado sobre a agência em que remover o cartão para sacar os R $ 408. Posteriormente, também receberá um SMS com orientações.
Na hora de retirar o cartão, é necessário apresentar os documentos pré-requisitos e a mensagem de confirmação no celular. É preciso ficar atento: o cadastro não pode ser feito nas agências.
Aceitar pandemia provocada por novo coronavírus, ou o BRB adotou medidas específicas para evitar aglomerações. O atendimento de cadastro e a validação serão remotos. Somente os cartões físicos devem ser aposentados em agências, conforme o banco orientar.
“O BRB tem um compromisso com proteção social. O governo lançou vários programas e o banco de operacionalização. O Renda Mínima Emergencial começa a ser pago dia 25 e será disponibilizado para 28 mil pessoas ”, declarou o presidente da instituição financeira, Paulo Henrique Costa.
Renda Mínima e Prato Cheio
A iniciativa consiste em duas parcelas de ajuda, podendo ser prorrogada por mais de um mês. Ou seja, os beneficiários podem receber até R $ 1,224 no total. Se a contribuição atingir três períodos, o GDF vai desembolsar R $ 34,2 milhões.
Além do auxílio emergencial, o projeto de lei de renda mínima, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou o Cartão Prato Cheio – o registro está pronto e começa a ser entregue na próxima quinta-feira (21/05).
Com o Prato Cheio, como as pessoas podem comprar pão, leite e cestas básicas. “Isso vai dar dignidade ao pobre. Porque ele vai poder escolher o que quiser ”, enfatizou Ibaneis. O chefe do Executivo local destacou ainda o trabalho do BRB e injetou cerca de R $ 2 bilhões em economia do DF durante uma crise.