Seguidores de Milei realizam “velório” do Banco Central e do peso argentino às vésperas da posse presidencial

Economista libertário, eleito com 55% dos votos, promete fechar o órgão financeiro nos próximos anos e dolarizar a economia em até dois anos

Na noite do sábado (9), seguidores do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, organizaram um evento simbólico em frente ao Banco Central da República Argentina (BCRA), no centro de Buenos Aires, marcando um “velório” da instituição. A ação foi caracterizada pela presença de velas, coroas de flores em formato das letras BCRA e manifestações contra o peso argentino.

Javier Milei, economista ultra libertário, que assume a presidência do país neste domingo, prometeu durante sua campanha o fechamento do Banco Central nos próximos anos. Ele atribui à instituição a responsabilidade pela inflação e a considera como ferramenta de políticos para prejudicar os argentinos.

MUNDO
Veja também:

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou, de 23 a 25/7, em Belo Horizonte, três oficinas de capacitação às equipes de 23 Regionais de Saúde do…

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas) formalizou nesta sexta-feira (26) a instituição da política de privacidade, por meio da publicação da Portaria nº 77….

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, antes do recesso de julho, a Semana de Intervenção Pedagógica 2024, uma iniciativa educativa em todas as unidades escolares…

Aos 23 anos, Rafaela Oliveira Guimarães enfrenta desafios que a pouca idade pode não transparecer. Mãe-solo de um bebê de 6 meses, a jovem viu a vida mudar drasticamente com…

Canjica, arroz doce, milho verde e pipoca são algumas das delícias apreciadas nessa época do ano. Inicialmente junino, o período se tornou tão festivo que foi estendido também para o…

Neste sábado (27), a população do Distrito Federal terá a oportunidade de se vacinar contra várias doenças, como coqueluche, tétano, influenza e outras. As vacinas estarão disponíveis em 45 locais…

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abrirá, na próxima segunda-feira (29/7), o edital para o credenciamento de médicos pediatras. As contratações visam garantir a…

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, nesta sexta-feira (26), a ação de vacinação de servidores e colaboradores da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A iniciativa, fruto…

Relacionadas Nesta sexta-feira (26/7), a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) realizou mais uma ação do projeto Ouvidoria Móvel, desta vez no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte para atender de…

Nesta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez uma festa de aniversário para lá de especial para celebrar…


 

Os participantes do evento entoaram o hino nacional argentino e distribuíram panfletos com “avisos fúnebres” sobre o peso argentino, o Banco Central e os diferentes valores de câmbio do dólar no país. Um dos comunicados lamentava a situação atual da moeda, referindo-se à década de 1990, quando o peso argentino foi artificialmente mantido no mesmo valor que o dólar norte-americano.

Entre suas propostas, Milei planeja dolarizar a economia argentina em um prazo de até dois anos, buscando encerrar as políticas intervencionistas e emissões inflacionárias associadas à atuação do Banco Central Argentino. A mensagem transmitida durante o “velório” enfatizava o encerramento simbólico da instituição, formalizado pelo resultado eleitoral do segundo turno em 19 de novembro de 2023, dia da vitória de Milei.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui