Senado aprova em menos de 1 minuto PEC que limita poderes do STF

Decisão Relâmpago na CCJ Impacta Pedidos de Vista e Liminares do Supremo

Em uma votação surpreendentemente rápida, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em apenas 40 segundos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que restringe os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida abrange pedidos de vista, declarações de inconstitucionalidade de atos do Congresso Nacional e concessão de liminares.

A PEC resgata o texto anteriormente rejeitado pela plenária do Senado em 2019, referente à PEC 82/2019, e é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), deu parecer favorável à proposta, que agora avança para deliberação no plenário da Casa Alta. A PEC estipula que processos no STF que busquem a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam impactar políticas públicas seguirão as novas regras.

Veja também

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes de vôlei masculino a partir desta terça-feira (16). O Brasil conta três times entre os…

Relatório final da CPI apresenta plano para revitalizar o Rio Melchior O documento elaborado pelo relator da CPI, deputado Iolando (MDB), aponta falhas graves na gestão hídrica, impactos sociais em…

Confraternização reuniu mais de 2 mil pessoas, lideranças políticas e movimentos sociais em clima de festa e balanço positivo O domingo (14) foi de festa, encontros e muita animação na…

Na manhã desta segunda-feira (15), a Câmara Legislativa do Distrito Federal deu início ao 1º Fórum da Empregabilidade e das Relações Profissionais Saudáveis para o Jovem e o Adulto Autista,…

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro, anunciaram na rede social X que o estado e a capital fluminense terão ponto facultativo…

Menos de 24 horas após ser eliminado pelos Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil, o Cruzeiro anunciou a saída do técnico português Leonardo Jardim na manhã desta segunda-feira (15)….

Publicador de Conteúdos e Mídias Giro Distrital destaca premiação da CLDF em índice de transparência Publicado em 15/12/2025 12h08 Agência CLDF Source link

Prêmio principal será de R$ 400 mil (Foto: Divulgação) A Secretaria da Economia promove, nesta quinta-feira (18/12), a edição especial de final de ano do Programa Nota Fiscal Goiana. Ao…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA), prendeu em flagrante, na sexta-feira (12), uma mulher suspeita de praticar…

Aluguel Social: inscrições são prorrogadas em 16 municípios goianos até 29 de dezembro (Fotos: Agehab) Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto Paraíso de Goiás, Aparecida…


 

O texto propõe medidas específicas, como estabelecer um prazo máximo de seis meses para pedidos de vista julgados pela Suprema Corte. Além disso, limita decisões monocráticas, permitindo que somente por maioria do colegiado, os tribunais possam deferir liminares que suspendam a eficácia de leis e atos normativos com efeitos gerais, atos dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional, e a tramitação de propostas legislativas que afetem políticas públicas ou criem despesas para qualquer poder.

Na justificativa da proposta, o senador Oriovisto destaca os riscos à separação de poderes e ao Estado de Direito provocados pelo ativismo irrefletido e atentatório ao princípio da colegialidade verificado no Supremo Tribunal Federal. A PEC agora segue para a próxima etapa, aguardando decisão do plenário do Senado.

Veja também

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui