Decisão Relâmpago na CCJ Impacta Pedidos de Vista e Liminares do Supremo
Em uma votação surpreendentemente rápida, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em apenas 40 segundos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que restringe os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida abrange pedidos de vista, declarações de inconstitucionalidade de atos do Congresso Nacional e concessão de liminares.
A PEC resgata o texto anteriormente rejeitado pela plenária do Senado em 2019, referente à PEC 82/2019, e é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), deu parecer favorável à proposta, que agora avança para deliberação no plenário da Casa Alta. A PEC estipula que processos no STF que busquem a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam impactar políticas públicas seguirão as novas regras.
Veja também O Clássico dos Gigantes vai definir um dos finalistas do Campeonato Carioca. Na noite desta segunda-feira (16), o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro, diante de pouco mais de 20 mil torcedores…. O jovem carioca João Fonseca, de 19 anos, e o experiente mineiro Marcelo Melo, 42, estrearam com vitória no torneio de duplas do Rio Open. Na tarde desta segunda-feira (16),… Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024 recebem nesta segunda-feira (16) o abono salarial . Neste primeiro lote, serão liberados R$ 2,5… A paulista Luisa Stefani volta a jogar pelo torneio de duplas femininas do WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã desta terça-feira (17). A parceria entre a brasileira, 14º… A participação histórica do Brasil no esqui alpino masculino dos Jogos de Inverno de Milão e Cortina, na Itália, chegou ao fim nesta segunda-feira (16), com as disputas do slalom…. Ferramenta “Agende na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo) O Ipasgo Saúde lançou uma nova funcionalidade em seu aplicativo oficial que passa a centralizar… Os jogos das chaves principais do Rio Open, a maior competição de tênis da América do Sul, começam nesta segunda-feira (16). O evento teve início no último sábado (14) com… Contribuinte que optar pelo pagamento à vista deve quitar cota única do IPVA até 15 de setembro (Foto: Denis Marlon) A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos… A noite de domingo (15) definiu os últimos classificados às quartas de final do Campeonato Paulista. Destaque para o Santos, que recebeu o Velo Clube na Vila Belmiro e goleou… Ex-presidente dos EUA diz que “alienígenas são reais”, mas afirma nunca tê-los visto O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concede entrevista ao podcast do youtuber norte-americano Brian Tyler Cohen…
O texto propõe medidas específicas, como estabelecer um prazo máximo de seis meses para pedidos de vista julgados pela Suprema Corte. Além disso, limita decisões monocráticas, permitindo que somente por maioria do colegiado, os tribunais possam deferir liminares que suspendam a eficácia de leis e atos normativos com efeitos gerais, atos dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional, e a tramitação de propostas legislativas que afetem políticas públicas ou criem despesas para qualquer poder.
Na justificativa da proposta, o senador Oriovisto destaca os riscos à separação de poderes e ao Estado de Direito provocados pelo ativismo irrefletido e atentatório ao princípio da colegialidade verificado no Supremo Tribunal Federal. A PEC agora segue para a próxima etapa, aguardando decisão do plenário do Senado.
Veja também






