Decisão Relâmpago na CCJ Impacta Pedidos de Vista e Liminares do Supremo
Em uma votação surpreendentemente rápida, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em apenas 40 segundos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que restringe os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida abrange pedidos de vista, declarações de inconstitucionalidade de atos do Congresso Nacional e concessão de liminares.
A PEC resgata o texto anteriormente rejeitado pela plenária do Senado em 2019, referente à PEC 82/2019, e é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), deu parecer favorável à proposta, que agora avança para deliberação no plenário da Casa Alta. A PEC estipula que processos no STF que busquem a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam impactar políticas públicas seguirão as novas regras.
Veja também
Os últimos campeões estaduais de futebol masculino brasileiro em 2025 foram, enfim, conhecidos. Na tarde de sábado (17), o Maranhão (foto) levantou a taça do Campeonato Maranhense pela 16ª vez,…
O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima edição da Libertadores. Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Sport…
O campeão olímpico Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (17), a medalha de ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Húngria. O baiano, de 31 anos,…
O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando…
A TV Brasil transmite, neste sábado (17), rodada dupla do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1. A jornada esportiva começa às 16h45 com o confronto entre Cruzeiro e Ferroviária. Mais tarde,…
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias…
Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (16), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a criticar a influência das empresas de apostas on-line no futebol brasileiro. Ele defendeu a proibição da…
Objetivo é construir propostas de políticas públicas voltadas aos profissionais da SSP/DF Ascom/Detran-DF O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio do Núcleo de Atenção à…
A Comissão de Infraestrutura (CI) vai realizar duas diligências externas nesta segunda-feira (19) no estado de Rondônia. Pela manhã, às 9h, promove audiência pública em Ji-Paraná para debater a concessão…
A atuação do Brasil no Comitê Internacional de Medicina Militar (CIMM), organização que estimula a cooperação entre os serviços de saúde das forças armadas em todo o mundo, ganhou reforço…
O texto propõe medidas específicas, como estabelecer um prazo máximo de seis meses para pedidos de vista julgados pela Suprema Corte. Além disso, limita decisões monocráticas, permitindo que somente por maioria do colegiado, os tribunais possam deferir liminares que suspendam a eficácia de leis e atos normativos com efeitos gerais, atos dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional, e a tramitação de propostas legislativas que afetem políticas públicas ou criem despesas para qualquer poder.
Na justificativa da proposta, o senador Oriovisto destaca os riscos à separação de poderes e ao Estado de Direito provocados pelo ativismo irrefletido e atentatório ao princípio da colegialidade verificado no Supremo Tribunal Federal. A PEC agora segue para a próxima etapa, aguardando decisão do plenário do Senado.
Veja também