Surto de dengue na América do Sul desencadeia corrida por vacinas

Brasil inicia nova campanha de vacinação enquanto Argentina enfrenta falta de repelentes; aumento de casos relacionado às mudanças climáticas.


A América do Sul enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue neste verão, levando o Brasil a lançar uma nova campanha de vacinação. Enquanto isso, na Argentina, muitas lojas ficaram sem estoque de repelentes de mosquitos.

Após um recorde de casos em 2023, a Argentina testemunhou um aumento expressivo da doença, que é endêmica na maior parte da América Latina. A dengue, às vezes assintomática, pode ser fatal. O Brasil intensificou medidas, usando caminhões para espalhar inseticidas e inaugurando clínicas noturnas em hospitais no Paraguai para atender os doentes.

A Argentina, com mais de 12.500 casos registrados no último mês, enfrenta escassez de repelentes, gerando alertas médicos. No Brasil, os casos mais que dobraram na primeira semana de janeiro em comparação com o mesmo período de 2023. O país se tornará o primeiro a oferecer uma vacina contra a dengue pelo sistema de saúde pública.

O aumento do surto, relacionado ao fenômeno El Niño, contribui para temporadas mais longas da doença e sua disseminação geográfica, segundo cientistas. As mudanças climáticas expandiram a reprodução dos mosquitos, afirmou Thais dos Santos, especialista em arboviroses na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Dados de dengue do ano passado superaram recordes anteriores, com 4,2 milhões de casos e 2.050 óbitos nas Américas, especialmente no Cone Sul. O Paraguai e o Uruguai emitiram alertas epidemiológicos após fortes chuvas. A população busca testes de dengue, e Brasília enfrenta aumento de 646% nos casos nos primeiros 20 dias de janeiro, comparado ao ano anterior.

Veja também

Nesta quarta-feira (2), gestores e colaboradores da Gerência Geral de Pessoas (GGPES) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram de treinamento voltado para sanções disciplinares,…

O Distrito Federal está vivenciando um aumento significativo da população idosa. Segundo dados de um estudo do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), no biênio 2022/2023, idosos…

Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) 2024, a saúde dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal ganhou destaque com a inclusão de serviços de fisioterapia esportiva. A Secretaria…

Quando o relógio indicou as seis horas da tarde desta quinta-feira (3), foi possível ouvir pela primeira vez desde 2018 o soar das badaladas dos sinos de bronze da Catedral…

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu início, na terça-feira (2), às obras na área de Hemodinâmica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)…

Visando fortalecer os laços da comunidade e cuidar da saúde das crianças, a Gerência da Unidade Básica de Saúde (UBS) n° 8 de Taguatinga convida toda comunidade a participar da…

Deputados distritais recebem maior honraria da Polícia Militar do DF Wellington Luiz, Roosevelt Vilela e Doutora Jane foram homenageados. Cerimônia também contou com presença do parlamentar Hermeto, anteriormente condecorado. “Alegria,…

03/10/2024 às 18:18, atualizado em 03/10/2024 às 18:19 São 516 oportunidades para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3,9 mil Por Fernando…

Você com certeza já ouviu falar sobre as obras do Drenar DF, o maior programa de captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), fruto de um investimento…

Os cursos de qualificação profissional oferecidos têm uma carga horária total de 80 horas/aula e serão ministradas em dois turnos: matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 14h às…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui