The Economist detona Lula: impopular em casa, irrelevante lá fora

Revista britânica aponta isolamento internacional, queda de influência e alerta: se direita se unir, vitória em 2026 é certa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de duras críticas da revista britânica The Economist neste fim de semana. Em editorial publicado neste domingo (29), a publicação afirma que Lula perdeu prestígio internacional e hoje amarga queda de popularidade no Brasil.

Segundo o texto, o petista já não empolga seus pares no exterior e corre o risco de ver a direita voltar ao poder em 2026 — desde que a oposição consiga se unir em torno de um nome viável. Mesmo com Jair Bolsonaro ameaçado de prisão, a revista ressalta: a direita segue forte.

A Economist lembra que, em 2022, chegou a apoiar Lula como o “único capaz de impedir Bolsonaro”, mas agora se diz frustrada. O editorial cita a derrota no Congresso com a derrubada do aumento do IOF — considerada a maior desde a redemocratização — como sinal de que Lula perdeu o controle sobre a política interna.

No cenário externo, a avaliação é ainda mais crítica. Lula estaria isolado das grandes democracias ocidentais, com atritos visíveis com os Estados Unidos e a Argentina de Javier Milei. A aproximação com China e Rússia, às vésperas da cúpula do Brics, é vista como perigosa. O Brasil, que antes usava o grupo para ganhar espaço global, agora parece estar “hostil ao Ocidente”, afirma a revista.

“Quanto mais a China usa o Brics como instrumento geopolítico, e a Rússia como escudo para legitimar a guerra na Ucrânia, mais difícil será para o Brasil dizer que é neutro”, afirma Matias Spektor, da FGV, citado pela publicação.

A Economist também ironiza o papel do Brasil nas grandes crises mundiais. Para o jornal, Lula insiste em se apresentar como ator global, quando o país “simplesmente não importa tanto” nas disputas que realmente estão em jogo — como Ucrânia e Oriente Médio. “Lula deveria parar de fingir que importa”, crava o texto.

A conclusão da revista é direta: o Brasil se enfraqueceu em todas as frentes, e Lula, que já foi o queridinho do mundo, agora precisa lutar para não se tornar irrelevante em casa e invisível fora.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui