Ex-presidente dos EUA critica liderança atual e expressa temor por conflito global iminente
Nesta quinta-feira (8), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração alarmante, afirmando que o mundo está “muito perto de uma Guerra Mundial”. Durante uma coletiva de imprensa, Trump criticou severamente as atuais lideranças globais, sugerindo que a falta de competência e direção está levando o mundo a um estágio perigoso.
Trump, que está novamente na disputa pela presidência dos EUA, afirmou que as tensões internacionais estão em um ponto crítico porque “as pessoas no comando não fazem ideia do que estão fazendo”. Ele apontou que países como Rússia, China e Coreia do Norte não respeitam mais os Estados Unidos, o que, segundo ele, coloca o mundo em risco de um conflito global devastador.
“Na minha opinião, estamos muito perto de uma Guerra Mundial. As pessoas no comando não fazem ideia do que estão fazendo… Rússia não nos respeita mais, China também não, Coreia do Norte não nos respeita. Estamos em um estágio muito perigoso para a 3ª Guerra Mundial, isso pode acontecer”, alertou Trump.
Além de seus comentários sobre a iminência de uma guerra, Trump foi questionado sobre como ele planeja lidar com a transferência de poder ao término das eleições, caso vença. Ele afirmou que espera uma transição pacífica, desde que as eleições sejam justas, ecoando uma preocupação que ele já manifestou em eleições anteriores.
“É claro que teremos uma transferência pacífica de poder, como da última vez, se as eleições forem justas. Só espero que tenhamos eleições honestas”, disse Trump, reforçando seu desejo por um processo eleitoral livre de irregularidades.
As declarações de Trump refletem sua contínua crítica às políticas externas atuais e sua visão de que o mundo está cada vez mais instável sob a liderança global atual. Suas palavras, que ressoam entre seus apoiadores, também destacam o ambiente político carregado em que os Estados Unidos e o mundo se encontram, com tensões crescentes que podem ter consequências globais significativas.