Negociações em Miami terminaram sem avanços; impasses envolvem território e segurança
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7/12) que está “desapontado” com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por ele ainda não ter lido a proposta mais recente de acordo de paz apoiada pelos EUA. A declaração foi feita no Kennedy Center, em Washington.
Trump disse que tem mantido conversas tanto com o presidente russo, Vladimir Putin, quanto com lideranças ucranianas. Segundo o presidente americano, Moscou estaria “bem” com os termos apresentados, enquanto Zelensky ainda não teria analisado o documento. “O povo dele adora, mas ele não leu”, afirmou Trump.
As declarações surgem após negociações entre representantes dos EUA e da Ucrânia em Miami terem terminado sem avanços claros. Conforme relatou a CNN, os principais impasses envolvem disputas territoriais e garantias de segurança — pontos centrais para qualquer possível acordo.
A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, segue sem expectativa de resolução. A postura de Zelensky tem sido a de não aceitar concessões territoriais, enquanto a Rússia ampliou suas exigências para um pacto de paz.
#EUA #DonaldTrump #Zelensky #Putin #Ucrânia #Rússia #GuerraNaUcrânia #AcordoDePaz #Diplomacia #CNNBrasil






