TSE nega acesso aos militares de informações das eleições de 2014 e 2018

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Presidente do tribunal diz que não há normas para algumas solicitações

Por Agência Brasil  – Brasília*

Ouça a matéria:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou hoje (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, um ofício com as respostas técnicas sobre os questionamentos feitos pela equipe das Forças Armadas que foi designada para acompanhar a fiscalização do processo eleitoral. 

No documento, Fachin afirmou que não há previsão normativa para registro escrito de algumas informações solicitadas pela equipe, como a lista de serviços utilizados no recebimento do boletim de urna, de bibliotecas instaladas no servidor e resumos criptográficos e de interpretadores (Java, PPytohon, PHP).

“Nessa ordem de ideias, para garantir o fiel cumprimento da norma, o TSE franqueou o acesso  às  suas  dependências  para  inspeção  do  código-fonte  dos programas a serem utilizados nas eleições 2022, desde o mês de outubro do ano de 2021, fazendo ampla divulgação das suas reiteradas iniciativas de transparência”, diz o ofício.

Política DF:

  (Brasília-DF, 27/12/2024) O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF), por meio de sua Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DIRTEC), informa que seus serviços estarão indisponíveis a…

A atuação das forças de segurança do DF durante as festividades de Réveillon está definida e tem como foco a segurança e tranquilidade daqueles que escolheram a capital para a…

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter…

A ESPN obteve bons índices de audiência ao longo de 2024. Grande rival do SporTV, o canal pago da Disney alcançou a marca de mais de 6 milhões de domícilios na…

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu nesta sexta-feira (27) liberdade provisória às quatro jogadoras do time feminino do River Plate, presas em flagrante por injúria racial durante…

Cariúcha é o nome mais mencionado dentro do SBT nas últimas semanas de 2024. A apresentadora deve comandar o novo formato do Casos de Família. SBT precisa decidir quem vai…

Vinte e três pessoas foram atendidas pelas ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua nesta…

O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta sexta-feira (27), pelo prêmio Globe Soccer Awards, em votação feita em conjunto pela Associação Europeia…

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitou ao SBT alterações na classificação indicativa de dois de seus programas mais queridos: Chaves e Chapolin. Governo…

As seis salas de cirurgia do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) ganharam novos investimentos. A unidade da Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu R$ 335,8 mil em aquisições neste mês, boa…


Sobre o acesso à informações das eleições anteriores, o presidente disse que o prazo para solicitação dos dados já terminou, conforme as regras válidas a partir do ano passado.

“As  entidades  fiscalizadoras  do  processo  eleitoral,  nos  termos  da  Resolução nº. 23.673, de 2021, não possuem poderes de  análise e fiscalização de eleições passadas, não lhes cumprindo papel de controle externo do TSE”, afirmou o tribunal.

*Título alterado pelo BSB Times

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui