Zelensky diz que Lula deveria “compreender melhor o mundo”

Em entrevista a  CNNPresidente ucraniano responde a declarações do líder brasileiro e afirma que Brasil é país pacífico e respeitado no mundo

Por Rogério Cirino

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, concedeu uma entrevista à CNN, na qual criticou as recentes declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zelensky afirmou que esperava que Lula tivesse “uma compreensão mais ampla do mundo”.

Em suas palavras, Zelensky declarou: “Para ser sincero, eu achava que ele (o presidente Lula) tinha uma compreensão mais ampla do mundo. Eu acho que é muito importante ver o mundo inteiro”. A entrevista aconteceu no palácio presidencial em Kiev, no último domingo (6).

As declarações de Lula, proferidas durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros em Brasília, foram questionadas pela CNN. Lula havia dito que nem Zelensky nem o presidente russo, Vladimir Putin, falavam sobre parar a guerra e negociar uma solução diplomática. O líder brasileiro também expressou preocupação com a perda de vidas humanas em meio ao conflito.

Veja também:

Nos últimos tempos, a macarronese ganhou fama no cardápio de famosos que estão em busca de um estilo de vida mais saudável e de uma dieta equilibrada para perder peso. …

Graças a um gol de falta do zagueiro David Luiz, o Flamengo derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (6) na Arena Independência, em Belo Horizonte,…

A duas semanas para a nova mudança na programação, o SBT obteve péssimos índices de audiência na manhã desta terça-feira (5) com o Chega Mais. A revista eletrônica beirou o…

Sabrina Sato, que estava esperando o primeiro filho com Nicolas Prattes, sofreu uma perda gestacional.  Sabrina Sato e Nicolas Prattes estavam esperando o primeiro filho (Imagem: Reprodução / Instagram) De…

A medalhista olímpica Rebeca Andrade foi anunciada nesta quarta-feira (6) como uma das embaixadoras da próxima edição dos Jogos da Juventude. A principal competição multiesportiva entre jovens do país, organizada…

O Prime Video fechou contrato de 5 anos com a Liga Forte União (LFU) para transmitir 38 jogos exclusivos por temporada do Brasileirão 2025, começando no próximo ano e indo…

O Distrito Federal tem, hoje, 18 restaurantes comunitários. Nove deles funcionando todos os dias, com a oferta de três refeições: café da manhã (R$ 0,50), almoço (R$ 1) e jantar…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta terça-feira (5), a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instalada na área externa do Museu da República, na Esplanada dos…

Fora da Globo desde 2022, Antonio Fagundes, que ficou 44 anos na emissora, revelou que uma cláusula do seu contrato o fez desistir de renovar com a empresa.  Antonio Fagundes…

O Museu Nacional da República será palco, até domingo (10), da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição deste ano, o principal evento de popularização da ciência…

 

Em resposta, Zelensky demonstrou surpresa e irritação com as afirmações de Lula e seu assessor especial para relações exteriores, embaixador Celso Amorim. O presidente ucraniano afirmou: “É estranho falar sobre a segurança da Federação Russa. Só a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia”.

Zelensky também destacou que seu país não está em guerra com ninguém e enfatizou que o Brasil é respeitado no cenário mundial e é um país pacífico. Ele questionou a necessidade de Lula concordar com as narrativas de Vladimir Putin, a quem acusou de manipulação e desinformação.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de diálogo com Lula, Zelensky respondeu: “Para ser honesto, se o presidente Lula quiser me dizer alguma coisa, deixe-o sentar (comigo) e me dizer. E vamos acabar com isso. Porque o que você me diz (que Lula disse) é triste, muito triste”.

A entrevista de Zelensky foi concedida a um grupo de jornalistas latino-americanos e organizada pelo grupo Transatlantic Dialogue Centre. Durante a entrevista, o presidente ucraniano também abordou o impacto da guerra em seu país, as dificuldades enfrentadas pelas forças armadas na atual ofensiva contra os russos e a conferência que discute seu plano de paz na Arábia Saudita neste fim de semana.

A CNN entrou em contato com o Palácio do Planalto para obter comentários sobre as declarações do presidente ucraniano e aguarda retorno.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui