Zelensky diz que Lula deveria “compreender melhor o mundo”

Em entrevista a  CNNPresidente ucraniano responde a declarações do líder brasileiro e afirma que Brasil é país pacífico e respeitado no mundo

Por Rogério Cirino

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, concedeu uma entrevista à CNN, na qual criticou as recentes declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zelensky afirmou que esperava que Lula tivesse “uma compreensão mais ampla do mundo”.

Em suas palavras, Zelensky declarou: “Para ser sincero, eu achava que ele (o presidente Lula) tinha uma compreensão mais ampla do mundo. Eu acho que é muito importante ver o mundo inteiro”. A entrevista aconteceu no palácio presidencial em Kiev, no último domingo (6).

As declarações de Lula, proferidas durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros em Brasília, foram questionadas pela CNN. Lula havia dito que nem Zelensky nem o presidente russo, Vladimir Putin, falavam sobre parar a guerra e negociar uma solução diplomática. O líder brasileiro também expressou preocupação com a perda de vidas humanas em meio ao conflito.

Veja também:

A seleção brasileira feminina deu mais uma prova de que é umas das favoritas a conquistar o título da Liga das Nações de Vôlei (VNL), pois derrotou o Japão por…

Evento realizado neste sábado (12) valorizou artistas, reuniu lideranças e fortaleceu os laços da população com o deputado Pepa A cidade de Planaltina viveu uma noite de festa, cultura e…

O Brasil inicia neste domingo (13) a sua campanha na Copa América de futebol feminino. E a estreia da seleção brasileira, que contará com a transmissão ao vivo da TV…

Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente…

Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil (Fotos: Secom) A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o…

Contribuintes goianos devem ficar atentos aos prazos para pagamento do licenciamento e IPVA (Foto: Denis Marlon) A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025…

O Chile protagonizou a primeira vitória da edição 2025 da Copa América de futebol feminino. Na noite deste sábado (12), as atletas da La Roja superaram a seleção peruana pelo…

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF alerta a população sobre uma nova modalidade de fraude virtual: o golpe do suposto concurso público para o cargo de militar temporário do…

Não adianta tergiversar, apontar para Bolsonaro, berrar “fascismo” nas redes ou pedir socorro à ONU. O tarifácio de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem nome, sobrenome e…

Taxa de 50% sobre exportações do Brasil entra em vigor em 1º de agosto e afeta agronegócio, indústria, petróleo e contratos internacionais O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou…

 

Em resposta, Zelensky demonstrou surpresa e irritação com as afirmações de Lula e seu assessor especial para relações exteriores, embaixador Celso Amorim. O presidente ucraniano afirmou: “É estranho falar sobre a segurança da Federação Russa. Só a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia”.

Zelensky também destacou que seu país não está em guerra com ninguém e enfatizou que o Brasil é respeitado no cenário mundial e é um país pacífico. Ele questionou a necessidade de Lula concordar com as narrativas de Vladimir Putin, a quem acusou de manipulação e desinformação.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de diálogo com Lula, Zelensky respondeu: “Para ser honesto, se o presidente Lula quiser me dizer alguma coisa, deixe-o sentar (comigo) e me dizer. E vamos acabar com isso. Porque o que você me diz (que Lula disse) é triste, muito triste”.

A entrevista de Zelensky foi concedida a um grupo de jornalistas latino-americanos e organizada pelo grupo Transatlantic Dialogue Centre. Durante a entrevista, o presidente ucraniano também abordou o impacto da guerra em seu país, as dificuldades enfrentadas pelas forças armadas na atual ofensiva contra os russos e a conferência que discute seu plano de paz na Arábia Saudita neste fim de semana.

A CNN entrou em contato com o Palácio do Planalto para obter comentários sobre as declarações do presidente ucraniano e aguarda retorno.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui