Senado afasta Eduardo Bueno de conselho após fala sobre Charlie Kirk

Historiador foi desligado do Conselho Editorial após repercussão de vídeo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou nesta quarta-feira (17) o afastamento do historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, do Conselho Editorial da Casa. A medida foi tomada após a divulgação de um vídeo em que Bueno disse que “é sempre triste um ativista morrer pelas suas ideias, exceto Charlie Kirk”, em referência ao ativista conservador pró-Donald Trump.

Alcolumbre relatou que, ao tomar conhecimento da gravação, determinou ao presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que demitisse o conselheiro. “Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse: ‘Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o’. Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã. Ele já afastou esse servidor, e não precisou que esta Presidência o afastasse”, declarou.

Eduardo Bueno se tornou alvo de críticas de congressistas da oposição após a repercussão de suas declarações contra Kirk. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) chegou a cancelar um evento que teria a participação do escritor.

Durante coletiva, Alcolumbre afirmou que a postura adotada pelo Senado foi uma resposta necessária diante da gravidade do caso. “Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá”, disse.

O Conselho Editorial do Senado é responsável pela produção de publicações institucionais e por projetos ligados à memória do Legislativo. O órgão funciona sob coordenação da Secretaria de Comunicação da Casa e é composto por servidores efetivos e colaboradores convidados.

Ainda não há definição sobre quem ocupará a vaga deixada por Eduardo Bueno no colegiado.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui