Ibaneis solicita a Moraes o arquivamento do inquérito sobre 8/1

Por Rogério Cirino

A defesa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por meio de seus advogados, apresentou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), requerendo o arquivamento do inquérito aberto para investigar sua suposta omissão nos eventos de 8 de janeiro. Conforme informações do portal Metrópoles, a defesa alega que o governador tomou todas as medidas possíveis para desmobilizar os acampamentos em frente ao QG de Brasília e que as evidências coletadas durante a investigação contradizem a alegação de conivência com os manifestantes.

Os advogados argumentam que os elementos reunidos ao longo da investigação, incluindo declarações de várias partes envolvidas, o relatório final do interventor federal, análises do material coletado durante buscas e apreensões, bem como documentos que detalham as ações tomadas antes e depois dos eventos de 8 de janeiro, contestam a premissa inicial do inquérito de que Ibaneis poderia ter sido conivente com atos antidemocráticos. Portanto, solicitam o arquivamento do inquérito policial.

Veja também:

Claramente prejudicado pelos efeitos dos 4.200 metros de altitude da cidade de Potosí, o Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pelo Nacional Potosí (Bolívia), na noite desta quarta-feira (18)…

Em dia de pregão encurtado por causa da Quarta-Feira de Cinzas, o dólar aproximou-se de R$ 5,25, influenciado pelo agravamento nas tensões entre os Estados Unidos e o Irã. A…

A brasileira Vitória Machado recebeu nesta quarta-feira (18) um convite para representar o Brasil nas disputas de snowboard na próxima edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que serão disputados nas…

Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo derrotaram os argentinos Andrés Molteni e Máximo González por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0, e garantiram a classificação para…

  Celina Leão tenta, há semanas, consolidar um discurso “de direita”. O movimento é evidente: distanciamento calculado de Ibaneis Rocha para tentar passar à margem do escândalo da compra do…

  Executiva nacional do partido endossa nome do deputado federal para substituir Celina Leão na disputa pelo governo; mudança visa manter MDB em cargo majoritário e reduzir atritos com Planalto….

  Manobras no Golfo de Omã e norte do Oceano Índico ocorrem após segunda rodada de conversas EUA-Irã em Genebra e aumento da presença militar americana na região. O Irã…

  TJDFT reconhece que expertise do réu pode beneficiar tratamentos medicinais para quem não tem condições de importar remédios à base de cannabis. A 2ª Turma Criminal do Tribunal de…

  Autarquia aponta comprometimento econômico-financeiro, problemas de liquidez e violação de normas; banco é de pequeno porte no SFN. O Banco Central decretou nesta quarta-feira (18/02/2026) a liquidação extrajudicial do…

  Ação judicial alega que banco usou papéis da Fictor, Reag e Master como lastro em fundo; títulos perderam valor com investigações e liquidações. Uma nova ação judicial ameaça o…


 

Eles sustentam que Ibaneis já prestou depoimento à Polícia Federal (PF), esclarecendo todas as medidas que tomou na ocasião e explicando a sequência de eventos que levaram à invasão da Praça dos Três Poderes. Além disso, o governador confiava no Protocolo de Ações Integradas (PAI) nº 2/2023 para lidar com os eventos e atribui a “falta de resistência” da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como um fator relevante.

Os advogados argumentam que o protocolo de segurança utilizado no dia 8 de janeiro havia sido bem-sucedido em mil eventos públicos anteriores e, portanto, havia razões plausíveis para que Ibaneis confiasse plenamente na eficácia habitual desse modelo de segurança.

Antes de tomar uma decisão sobre o arquivamento ou a continuação da ação, o ministro Alexandre de Moraes aguardará uma posição da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui