Trailer: Filme narrasequestro do voo da VASP que jogaria avião contra Palácio do Planalto

Por Rogério Cirino

O maior sequestro de aeronave ocorrido no Brasil ganhou uma adaptação cinematográfica, e o seu trailer foi divulgado hoje. O filme apresenta a cena do Boeing da VASP realizando um voo invertido. Curiosamente, no filme, optou-se por retratar um Boeing 737-200 em vez do 737-300, que foi o avião envolvido no incidente real. Em 29 de setembro de 1988, o voo 375 da VASP era operado por um Boeing 737-300 com a matrícula PP-SNT, transportando passageiros de Belo Horizonte (Confins) para o Rio de Janeiro. No entanto, logo após a decolagem, o passageiro Raimundo Nonato decidiu sequestrar a aeronave, dando instruções ao Comandante Murilo para levá-lo até Brasília.

Na capital federal, o sequestrador tinha a intenção de lançar a aeronave contra os edifícios da esplanada dos ministérios, incluindo o Palácio do Planalto, onde o então Presidente do Brasil, José Sarney, estava em meio a uma grave crise econômica. A motivação de Nonato estava relacionada a questões pessoais e ao desemprego, que ele atribuía aos políticos.

Em um ato de heroísmo, o comandante executou uma manobra conhecida como “tunneau” (voo de barriga sobre o próprio eixo) para desarmar o sequestrador, que já havia atirado no copiloto. Quando se aproximavam de Goiânia, outra manobra foi realizada, desta vez uma descida em parafuso.

Veja também:

Veja também:


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui