Ministro da Economia apresenta pacote de 10 ações para enfrentar a crise econômica no país
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, revelou um conjunto de medidas econômicas em um esforço para combater a inflação de três dígitos e o considerável déficit fiscal do país.
Durante um pronunciamento gravado e transmitido por volta das 19h (horário de Brasília), Caputo expressou a necessidade de evitar uma possível catástrofe econômica.
As medidas anunciadas incluem:
- Não renovação de contratos de trabalho do Estado com menos de um ano de vigência;
- Suspensão da publicidade oficial nos meios de comunicação;
- Redução significativa dos ministérios e secretarias do governo federal;
- Redução do valor mínimo das transferências discricionárias para as províncias;
- Ausência de novas licitações do governo para obras públicas;
- Diminuição de subsídios para energia e transporte;
- Manutenção dos planos de apoio ao trabalho segundo as diretrizes de 2023;
- Alteração oficial da taxa de câmbio para 800 pesos por dólar;
- Substituição do sistema de importações SIRA por um novo sistema estatístico e informativo;
- Expansão do plano de atribuição universal por filho ou filha e aumento de programas alimentares em 50%.
Caputo destacou que as ações visam controlar a inflação, que atingiu cerca de 142% nos últimos 12 meses até outubro. Ele alertou, no entanto, que a situação não será aliviada para a população a curto prazo, prevendo um período de dificuldades antes de qualquer melhora.
O ministro enfatizou a necessidade de resolver o déficit fiscal do país, mencionando que a Argentina registrou déficits em 113 dos últimos 123 anos.
O pacote econômico também concentra esforços nas transações internacionais, planejando eliminar impostos sobre exportações e modificar o sistema de aprovação de licenças para importações.
Caputo afirmou que a Argentina buscará resolver o problema na raiz e enfrentar a questão do déficit fiscal de forma a não depender excessivamente de empréstimos externos para financiar suas despesas.
BRASIL A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quinta-feira (18) as datas e horários da edição 2026 da Recopa Sul-Americana. O troféu será disputado entre o Flamengo, atual campeão da… Nova legislação padroniza sinalização em estacionamentos do DF e amplia o reconhecimento dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista A Lei nº 7.822, de autoria do deputado distrital… Botafogo e Bahia já sabem quem irão enfrentar na Pré-Copa Libertadores masculina de 2026, que distribuirá quatro vagas à fase de grupos, a principal da competição continental. O time baiano estreará contra… Na data de hoje (18/12/2025), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da SICVIO da 14ª Delegacia de Polícia, deu cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido em desfavor… Na terça-feira (16), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do Departamento de Polícia Técnica, realizou a apresentação… Nova Lei possibilita crédito subsidiado para superendividados no DF A norma assegura o “mínimo existencial” para consumidores que não conseguem mais pagar suas dívidas, alterando o FDDC para permitir a… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), realizou a prisão de um homem de 49 anos na última… Procon alerta para importância da pesquisa de preço antes das compras de Natal. Valor dos produtos têm variação de até 226% em Goiânia (Fotos: Procon Goiás) O Natal está chegando… Os números até colocam Celina Leão na dianteira da disputa pelo Governo do Distrito Federal, mas a leitura fria dos dados desmonta qualquer discurso de favoritismo confortável. A vice-governadora lidera,… Com fluxo diário superior a 25 mil usuários, Terminal do Dergo é o terceiro equipamento do BRT Leste Oeste entregue à população pelo Governo de Goiás neste ano (Foto: Hegon…
Veja também:
OUTRAS
Veja também:






